Representante do Ministério do Turismo avalia Cadastur no RS
Publicação:
A coordenadora geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Rosiane Rockenbach, esteve na Secretaria de Turismo (Setur), na quinta-feira (1º), para avaliar o trabalho da equipe do Cadastur no Estado. O cadastro faz parte do Programa de Qualificação dos Serviços Turísticos e serve para identificar os prestadores de serviços para reconhecer atividades, empreendimentos e equipamentos, bem como conferir o perfil de atuação, qualidade e padrões do que é oferecido por eles a quem chega ao Rio Grande do Sul.
De acordo com Maximilianus Pinent, diretor de Relações com o Mercado e Parcerias da Setur, a visita serviu para a apresentação de projetos que têm como objetivo principal oferecer um serviço de melhor qualidade aos turistas. Temos planos de modernizar o sistema do Cadastur e de criar um programa de unidade móvel para percorrer o Estado com o objetivo de fazer com que os empreendimentos que tenham interesse em aderir ao cadastro ou atualizar seus dados façam isso com maior facilidade, afirma.
O diretor aposta que, com a modernização do sistema, seja possível que toda a documentação dos empreendimentos fique em um sistema online seguro e que, tanto a Setur, quanto o Ministério possa ter acesso a ela de forma rápida e eficiente.
Pinent revela, também, que o Estado ganha se mais empresas estiverem cadastradas. Quanto maior for o número de empreendimentos credenciados melhor para os gaúchos, pois temos mais possibilidades de receber benefícios do Ministério do Turismo (Mtur), como em promoção, linhas de crédito e programas de qualificação.
Segundo Rosiane, a primeira reunião com os sete integrantes do Cadastur foi bastante satisfatória. O nosso objetivo é monitorar a forma como os Estados atendem os empresários. Na Setur, por exemplo, há um espaço específico para recebê-los, o que é muito bom. Além disso, o Estado está se preparando para realizar novas ações a partir da verba liberada pelo Ministério há poucos dias, conta.
Ficou acertado no encontro que a Setur, em parceria com o Ministério fará uma atividade no Festival de Turismo de Gramado, em novembro, onde haverá uma ação porta-a-porta nos hotéis da região para cadastramento e atualização dos registros no Cadastur e apresentando o SBClass, o novo sistema de classificação da rede hoteleira implantado pelo Mtur, além de atividades interativas com o público no evento.
Neste ano, 180 empresas já foram visitadas pela Secretaria em diversas regiões do Estado. As últimas quatro ações ocorreram paralelamente à realização das Conferências Regionais do Turismo em Santa Maria, Santana do Livramento, Encantado e Novo Hamburgo. Já temos programadas visitas de vistoria e esclarecimentos, focadas principalmente nos benefícios do cadastramento, em mais 10 cidades: Caxias do Sul, Frederico Westphalen, são Miguel das Missões, Três Passos, Pelotas, Osório, Quinze de Novembro, Gramado, Lajeado e São Lourenço do Sul. E estamos finalizando a programação das atividades para a programação do veraneio no litoral sul e norte do Estado e para os principais balneários do Estado, conclui Pinent.
Benefícios
Os empreendimento que integram o Cadastur têm, entre outras vantagens, a possibilidade de participar de feiras, exposições, congressos, seminários e demais eventos organizados e/ou apoiados pelo Ministério do Turismo. Além disso, podem contar com acesso às fontes oficiais de recursos destinados à implantação, ampliação, reforma e melhoria operacional de atividade, empreendimentos ou equipamentos turísticos, bem como a incentivos fiscais que venham a ser estabelecidos em políticas de desenvolvimento do turismo. Mais informações no e-mail cadastur@turismo.rs.gov.br ou pelo (51) 3288-5400.
Texto: Valeria Pereira
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305