Representantes internacionais discutem parcerias com o RS

Temas como logística e energias renováveis foram tratados em encontro nesta sexta (11)

Representantes internacionais discutem parcerias com o RS   out24
Participantes apresentaram panorama atual de negócios com o Estado e propuseram ampliação de trocas comerciais - Foto: Taís Teixeira/Ascom Sedec

Parar debater pautas de desenvolvimento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Federação das Câmaras de Comércio Exterior e Corpo Consular do RS (FCCE) reuniram-se nesta sexta-feira (11/10), no gabinete da Sedec, em Porto Alegre. Representantes de Alemanha, Argentina, Canadá, China, Japão, Suíça, Reino dos Países Baixos, Reino Unido e Uruguai participaram do encontro. Cada país expôs o status atual de negócios com o Rio Grande do Sul e propôs ações para ampliar as trocas comerciais com o Estado.

Entre os aspectos debatidos, foram tratados com a Argentina a duplicação da BR-290 e o gasoduto de Vaca Muerta, que pode passar pelo RS e ser uma alternativa de fornecimento de gás natural para o Brasil. Ainda na questão energética, falou-se sobre energia eólica offshore com representantes do Reino Unido e da Alemanha.

Durante a reunião, também foi abordada a instalação de duas empresas canadenses da área de agronegócio e de uma alemã do setor de adesivos. As próximas missões do governo estadual – para Índia, Japão e China – também foram pauta do encontro.

No campo de transportes, tratou-se de ferrovias com o cônsul da Suíça, articulando reuniões futuras com o governo estadual para discutir o assunto. Com os Países Baixos, foi abordada a parceria do Rio Grande do Sul, por meio da Portos/RS, com o porto de Roterdã, e um projeto de agricultura de precisão que o país está realizando no Estado.

No encontro, o titular da Sedec, Ernani Polo, destacou a relação próxima que o governo tem com todos os países presentes e aproveitou a ocasião para convidar os cônsules e representantes das câmaras de comércio para a apresentação do Plano de Desenvolvimento do RS, marcada para o final de outubro.  “Como parte do plano, está o lançamento da Agência de Desenvolvimento, que será um braço para termos estrutura e mais proatividade para atrair investimentos e abrir mercados, como foi pautado nesta reunião”, explicou.

Novas reuniões estão programadas com os representantes dos países, separadamente, para que se possa ter um aprofundamento das questões tratadas nesse primeiro encontro.

Entre os presentes, estavam o chefe do Escritório de Representação no Rio Grande do Sul (Eresul), embaixador Marcelo Baumbach; o cônsul do Japão em Porto Alegre, Kazuyoshi Shimizu; o cônsul-geral da Argentina no RS, Gabriel Servetto; o vice-presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), Arno Gleisner; e o diretor da Câmara Brasil-Alemanha, Dietmar Sukop. Ainda participaram o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Evaldo da Silva Junior, e o diretor-adjunto do DPCI, Sebastian Watenberg.

Texto: Ascom Sedec