Revitalização de espaços escolares e inauguração de salas multimídia marcam primeiro dia de aula

Voltas aulas 2020
Na Escola Professora Luíza Teixeira Lauffer, na capital, pátio recebeu pinturas, desenhos e brinquedos que estimulam a interação - Foto: Lucas Nogare / Ascom Seduc

O calendário letivo de 2020 começou nesta terça-feira (18/2), na Rede Estadual de Ensino. Com confraternizações, acolhida de professores, espaços escolares revitalizados e inauguração de salas voltadas à cultura digital, os mais de 800 mil estudantes retornaram às atividades curriculares.

Ao todo, cerca de 85% das instituições de ensino, das 2,5 mil escolas estaduais, retornaram nesta terça. As demais seguem calendário diferenciado devido à greve dos professores de 2019 e iniciarão o período letivo em março.

Em Porto Alegre, a Escola Professora Luíza Teixeira Lauffer, do bairro Rubem Berta, inaugurou duas salas Maker, qualificou a biblioteca e embelezou o refeitório e o pátio com decorações, pinturas, desenhos e novos brinquedos que estimulam a interação entre as crianças.

O trabalho, desenvolvido durante as férias dos alunos, foi realizado pela ex-professora do 1º ano do Ensino Fundamental Ana Paula da Silva. Atualmente na presidência do Conselho Escolar, informa que não consegue se distanciar da comunidade. “Fui professora aqui no ano passado e tenho uma filha que estuda no 4º Ano. Desejo fazer muito mais por esta instituição de ensino”, afirmou.

"Quando vieram aqui durante as férias, para fazer as matrículas, os alunos ficaram encantados com as pinturas. Fizemos esse colorido todo porque sabemos que eles gostam. E, estando felizes, rendem mais", disse a diretora Maria Izabel Allgayer.

Indagados sobre as novidades, os alunos mostraram felicidade ao ver sua escola renovada. Amanda da Costa, 8 anos, do 3ª ano do Ensino Fundamental, elogiou a criação dos espaços de vídeo e jogos que estimulam a criatividade e o uso de novas tecnologias. “Achei tudo muito bonito. Iremos aprender coisas novas e espero que este ano seja muito bom”, disse.

Carlos Daniel Mendonça, 7 anos, do 2º ano do Ensino Fundamental, falou sobre as novas pinturas da escola e dos brinquedos, como o pebolim, que ficaram disponíveis para os alunos durante o intervalo. “As pinturas estão lindas e o pátio muito mais organizado. Estou adorando”, disse.

Veja como foi a volta às aulas em outras cidades

São Leopoldo
Até a sexta-feira (21/2) cerca de 70% das instituições de ensino da região da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de São Leopoldo, iniciarão o ano letivo de 2020. As escolas Pedro Lenz, de Sapiranga; Felipe Camarão, de São Sebastião do Caí; e Fernando Ferrari, de Campo Bom, já iniciaram suas atividades. Os alunos foram recepcionados com música, brinquedos e atividades interativas.

São Borja
Na área da 35ª Coordenadoria Regionalde Educação (CRE), a Escola Estadual de Ensino Médio Timbaúva, em São Borja, realizou uma reunião motivacional para os professores inspirada na "Lição dos Girassóis". O Colégio Estadual Cristóvão Pereira, de Santiago, recepcionou os professores com a dinâmica "Elos de amizade". As duas escolas realizaram sessão de estudos e passaram orientações para o início do ano letivo docente.

Caxias do Sul
Para começar bem o ano letivo de 2020, as instituições da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Caxias do Sul, se prepararam para receber os estudantes. Foi o caso das escolas Engenheiro João Magalhães Filho e 1º de Maio, que fizeram um mutirão de limpeza e revitalização do espaço escolar durante as férias para recepcionar os alunos. Muitas escolas começaram o ano colocando O programa Cipava+ em ação por meio de atividades de boas-vindas e proporcionando um ambiente acolhedor para o recomeço de aulas.

Santa Maria
As equipes das escolas da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da região de Santa Maria, recepcionaram os alunos com novidades. Entre flores, cartazes e bombons os estudantes tiveram oportunidade de reencontrar seus colegas de forma alegre e descontraída.

Santa Cruz do Sul
Na manhã desta terça, as aulas se iniciaram no Colégio Estadual Barro Vermelho, no município de Rio Pardo, na região da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Para recepcionar os alunos, foi organizada pela equipe diretiva uma dinâmica de integração na qual os alunos puderam interagir com os colegas e professores que também estavam ansiosos pelo inicio do ano letivo e vestiram-se de forma especial para este dia.

00:00:00/00:00:00

Alunos da rede pública estadual voltam às aulas

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Texto: Ascom Seduc