Rigotto recebe relatório de estudos do Porto dos Casais
Publicação:

O governador Germano Rigotto recebeu hoje (19) o primeiro relatório da comissão encarregada de estudar a revitalização do cais do porto da avenida Mauá. O projeto, chamado Porto dos Casais, planeja a transformação da área portuária, no centro de Porto Alegre, em um complexo para exploração cultural, turística e econômica, com 1,5 quilômetro de extensão e 140 mil metros quadrados de edificação. A comissão que vem fazendo os estudos é presidida pelo secretário dos Transportes, Jair Foscarini, e o projeto foi idealizado pelo arquiteto Alberto Pio Adomilli, vencedor de concurso público realizado para selecionar o autor.
Rigotto recebeu o relatório na sede náutica do Grêmio Náutico União, na Ilha do Pavão, durante encontro que reuniu secretários de Estado, deputados, vereadores, empresários, jornalistas e convidados. O grupo que acompanhou o governador partiu do cais do porto a bordo do barco-escola do Instituto Martim Pescador, que, depois de um almoço na sede náutica, transportou os visitantes ao atracadouro ao lado da Usina do Gasômetro. Parte dos armazéns do porto já é utilizada hoje para atividades culturais, mas sem a instrumentalização que deveria oferecer. Com os espaços sendo preparados conforme está se planejando, teremos uma programação cultural mais forte e mais equipamentos de lazer e entretenimento, tudo isso melhorando a qualidade de vida da população, que assim terá o rio Guaíba mais perto e melhor aproveitado, disse Rigotto.
Preservação
O empreendimento é orçado em aproximadamente R$ 150 milhões. A maior parte dos recursos deverá ser captada na iniciativa privada, a partir da publicação de edital para buscar os interessados em investir. Na proposta urbanística do projeto, estão previstas a preservação das características do ambiente portuário e projetos de proteção ambiental a serem avaliados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Será mantido ao longo dos armazéns, por exemplo, o piso de paralelepípedos, que, conforme explicou o arquiteto responsável pelo projeto, serão retirados, lavados e depois recolocados, para que se conserve a arquitetura urbana histórica.
No pórtico de entrada principal para o Porto dos Casais, ficarão um cais para atracação de embarcações de turismo - integrado ao chamado Largo dos Casais -, uma central de informações, o Memorial do Porto e setores de venda de ingressos e organização de visitas. O complexo terá também shoppings temáticos, praça, um hotel cinco estrelas com marina privativa, pousada, terminal hidroviário, centro empresarial, praça de alimentação e espaços para eventos.
Com o surgimento do Porto dos Casais, o trabalho de carga e descarga de navios serão transferidos para o cais Navegantes. A expectativa é de que o projeto seja concluído em dois anos, a contar do início das obras.
Prioridade
A proposta de revitalização do cais do porto é discutida desde 1995 e agora foi incluída entre as prioridades do Governo Rigotto.
A comissão de estudos liderada pelo secretário Jair Foscarini inclui representantes das secretarias estaduais da Cultura, do Turismo, Esporte e Lazer, da Coordenação e Planejamento, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).
Hoje pela manhã, o governador conversou com o prefeito de Porto Alegre, João Verle, para acertar um encontro em que serão tratadas as discordâncias que a Prefeitura possa ter em relação ao empreendimento e buscar um consenso. Este não é um projeto totalmente fechado. Podemos aperfeiçoá-lo com modificações que atendam à revitalização do cais da melhor maneira possível. O Estado, a Prefeitura, e a Câmara de Vereadores deverão andar juntos nas definições, afirmou Rigotto.
Estiveram presentes à apresentação do relatório o procurador-geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, o procurador-geral do Estado em exercício, José Calvino Pires Maia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Victor Faccioni, os secretários da Cultura, Roque Jacoby, do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel, e das Desigualdades Regionais, José Hugo Ramos, o representante da Secretaria da Cultura, Virgílio Costa, o deputado federal Mendes Ribeiro, o deputado estadual Nélson Härter, o representante do Daer, José Luiz Rocha Paiva, os vereadores Sebastião Melo, Cláudio Sebenelo e Luiz Carlos Nedel, e o presidente do Grêmio Náutico União, Carlos Alberto Pippi da Motta.