Rio Grande do Sul adere Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi)
Publicação:

Uma cerimônia no final da tarde desta sexta-feira (5) marcou a adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), o que abre novos mercados para a produção gaúcha. O evento foi realizado no auditório da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), na 37ª Expointer, com presença do secretário Claudio Fioreze e representantes do Governo Federal.
“Estamos trabalhando na inclusão do Estado há dois anos dentro das demais políticas e ações voltadas para capacitar e tornar mais competitiva nossa cadeia do leite”, destacou João Milton Cunha, coordenador da Câmara Setorial do Leite da Seapa.
Com a oficialização junto ao Ministério da Agricultura, dentro de 60 dias as pequenas indústrias de leite poderão colocar a produção em todo o território nacional, o que hoje só é feito por grandes empresas que possuem o SIF. Outro aspecto positivo é que, com a adesão ao Sisbi, as pequenas indústrias gaúchas estarão habilitadas a comercializar o soro, atualmente descartado no meio ambiente ou utilizado como subproduto.
Para ter uma ideia do impacto econômico, na Europa o principal produto das indústrias lácteas já é o soro, de alto valor agregado e comercializado para a indústria de alimentos de alta performance e setor de fármacos.
“Esse foi um momento histórico para a pequena indústria do leite gaúcho”, comemorou Alexandre da Cunha Rota, representante da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil).
Texto: Carla Suptitz/Imprensa Expointer
Edição: Redação Expointer