Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rio Grande do Sul mais resiliente é tema de palestra no Web Summit Lisboa

A titular da Sict, Simone Stülp, abordou enchentes e Plano Rio Grande no evento de inovação e tecnologia

Publicação:

Secretária Simone Stulp em palestra no Web Summit
“Tivemos o equivalente a três meses de chuva em poucos dias. Foi algo que nunca havíamos visto”, disse Simone - Foto: Divulgação Sict

O Rio Grande do Sul foi destaque, nesta quarta-feira (13/11), na programação do Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da Europa. A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, palestrou no Palco 7 sobre resiliência climática e o papel do governo do Estado em promover a retomada social e econômica após as enchentes de abril e maio.

Com o título "Climate resilience in the eye of the storm" (Resiliência climática no centro da tempestade, em tradução livre), a apresentação explorou os efeitos severos das mudanças climáticas no Rio Grande do Sul, incluindo dados impactantes: 478 municípios atingidos, 575 mil pessoas desalojadas, 35 mil pessoas em abrigos e 183 mortes, além de 405 bloqueios em estradas e o aeroporto de Porto Alegre fechado.

“Tivemos o equivalente a três meses de chuva em poucos dias. Foi algo que nunca havíamos visto”, apontou Simone.

Com a devastação de diversas áreas em todo o Estado, afetando moradia, infraestrutura e urbanização, ações começaram a ser desenvolvidas em diferentes esferas. Uma delas foi o catálogo de soluções criado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), que disponibilizou quase 400 tecnologias para os desafios enfrentados no Rio Grande do Sul.

A secretária destacou também o Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática proposto pelo governo do Estado para atenuar os impactos causados pelas enchentes. “Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande contém uma série de ações de curto, médio e longo prazo para recuperar o Estado e beneficiar a sociedade gaúcha”, contou Simone.

Uma das estruturas do Plano Rio Grande é o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, coordenado pela secretária. O grupo é composto por 43 especialistas e possui papel consultivo e propositivo. “O Comitê Científico vem se debruçando sobre questões relacionadas ao clima, hidrologia e meio ambiente, entre outras”, enfatizou.

Para finalizar, Simone mencionou desafios importantes para a reconstrução, como restrições financeiras, regras fiscais, burocracia e carência de equipe técnica.

Sobre o Web Summit

O Web Summit é um evento internacional que congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater quais os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria. Neste ano, o evento ocorre de 11 a 14 de novembro, em Lisboa, Portugal.

Texto: Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul