Rio Grande do Sul receberá novo lote de vacinas contra gripe na quarta-feira (29)
Doses serão distribuídas aos municípios para ampliar vacinação dos grupos prioritários
Publicação:
O Rio Grande do Sul deve receber na quarta-feira (29/4) um novo lote de vacinas contra a gripe enviado pelo Ministério da Saúde (MS). As doses serão distribuídas pela Secretaria da Saúde (SES), no dia seguinte, às coordenadorias regionais, que irão repassar aos municípios para aplicação na população.
Até o momento, o Estado já recebeu cerca de 1,8 milhão de doses do imunizante contra o vírus influenza. A previsão é que, até o final de maio, o Rio Grande do Sul receba aproximadamente 5,2 milhões de doses, quantitativo destinado para atender as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo MS, conforme a estratégia de imunização deste ano.
Desde o início da campanha de vacinação, em 28 de março, cerca de 1,4 milhão de pessoas já foram imunizadas no Estado. Entre os grupos prioritários das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes, a cobertura vacinal está em torno de 30%. Esses três públicos receberam 936 mil das doses já aplicadas. A meta é alcançar 90% de cobertura nesses grupos.
A vacinação é a principal forma de prevenção contra as complicações da gripe. Além de reduzir o risco de casos graves, contribui para a diminuição das internações e dos óbitos, ajudando também a proteger toda a comunidade. Por isso, a SES reforça a orientação para que as pessoas dos grupos prioritários procurem a unidade de saúde assim que a vacina estiver disponível no município.
Balanço
Neste ano, o Rio Grande do Sul já contabiliza 337 hospitalizações em decorrência de complicações causadas pela gripe (influenza). O número é superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando haviam sido confirmadas 217 internações. Em relação aos óbitos, no entanto, as notificações de 2026 são menores: foram registrados 21, contra 25 no mesmo período do ano anterior.
A SES segue monitorando o cenário epidemiológico e reforça que a vacinação é essencial para reduzir os impactos da gripe, especialmente entre os públicos mais vulneráveis.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom