Rio Grande do Sul terá tempestades com chuva, raios, granizo e rajadas de vento intensas no final da semana
Defesa Civil estadual acompanha condições hidrometeorológicas para os próximos dias
Publicação:

A Defesa Civil do Estado, por meio do Centro de Monitoramento, atualizou, nesta quinta-feira (18/9), as condições do tempo no Rio Grande do Sul para os próximos dias. Entre sexta-feira (19/9) e domingo (21/9), há previsão de tempestades com chuva forte, raios, granizo e intensas rajadas de vento.
Rajadas de vento poderão ultrapassar 100 km/h
A sexta-feira (19/9) deve ser marcada por temporais isolados no Oeste, Campanha, Costa Doce e Sul, com potencial de granizo, rajadas de vento de até 90 km/h e chuva moderada a pontualmente forte. Os volumes variam entre 10 e 40 mm/dia nessas regiões.
No sábado (20/9), a atuação de tempestades favorece as rajadas de vento de 60 a 80 km/h, podendo ficar acima dos 100 km/h na metade Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Centro, Missões e Noroeste. Nessas regiões podem ocorrer ainda queda de granizo, chuva forte e raios. Os volumes variam entre 15 e 60 mm/dia no Centro, Sul, Costa Doce, Litoral Médio e Sul, podendo atingir os 75 mm/dia em áreas da Campanha e do Oeste.
Já na madrugada de domingo (21/9), com o deslocamento da frente fria, uma linha de instabilidade avança pelo Estado, ocasionando rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, e chuva forte em praticamente todo o território gaúcho. Também há risco de granizo intenso nas regiões Oeste, Noroeste, Missões, Centro, Norte e Noroeste.
Ao longo do dia, uma chuva moderada a forte segue na metade Norte, e há risco de temporais com rajadas de vento e granizo no Noroeste e Norte. Os volumes variam entre 30 e 60 mm/dia, pontualmente, chegando aos 90 mm/dia em áreas do Noroeste, Norte e Serra.
Tempo firme retorna no início da semana
A tendência é que, na segunda-feira (22/9), ocorra chuva fraca a moderada nas regiões Centro, Norte, Nordeste, Serra, Vales, RMPOA, Litoral Médio e Norte, com volumes entre 5 e 20 mm/dia. O tempo firme retorna, gradualmente, ao Rio Grande do Sul ao longo do dia, devido ao avanço de um sistema de alta pressão que estabiliza o tempo e diminui as temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
Previsão hidrológica
A condição hidrológica atual é de níveis em limiares de normalidade em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com estações pontuais em atenção para inundação no rio Gravataí e em lento declínio pelos últimos dias sem acumulados significativos de chuvas (as tendências gerais variam entre estabilidade e declínio).
Em função dos volumes de chuvas previstos, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em amarelo e laranja no mapa hidrológico, respectivamente, atentando para a elevação rápida com risco de cheia em arroios, córregos e pequenos rios, e também recarga dos rios maiores, com elevação podendo superar as cotas de atenção e alerta para inundação. Além disso, podem ocorrer alagamentos em perímetros urbanos conforme a intensidade das chuvas (elevado volume em pouco tempo).

Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom