Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS amplia capacidade de atendimento com mais 10 leitos de UTI em Caxias do Sul

Publicação:

Chegada UTIs Hospital Geral de Caxias do Sul
Com equipamentos, serão abertas novas UTIs específicas para atendimento a pacientes de Covid-19 - Foto: Divulgação

Com a entrega de mais 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o Hospital Geral de Caxias do Sul, realizada nesta quarta-feira (8/4), o Rio Grande do Sul amplia a capacidade de internação de pacientes com Covid-19.

Agora são mais 50 leitos de UTI Adulto, distribuídos entre os municípios de Canoas, Passo Fundo, Santa Maria, Osório e Caxias do Sul. As unidades estão equipadas com cama hospitalar, monitor, bomba de infusão e ventilador.

Em Santa Maria e Caxias do Sul os leitos instalados são de responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que ainda vai colocar na rede mais 58, em 10 hospitais.

A SES também solicitou ao Ministério da Saúde um total de 279 leitos, dos quais 30 (Canoas, Passo Fundo e Osório) já estão instalados nesta primeira fase.

Além disso, junto à rede hospitalar, foi feito um chamamento público para hospitais que tenham leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e privados ou somente privados. A medida tem por objetivo a aquisição de conjuntos de equipamentos e camas hospitalares no sentido de abrir mais vagas de UTI específicas para atendimento a pacientes vítimas da Covid-19 no RS.

Na opinião do diretor-geral do Hospital de Caxias do Sul, Sandro Junqueira, é de extrema importância esse recebimento de leitos por parte do governo do Estado. Segundo ele, esta nova ala exclusiva para o enfrentamento à pandemia será colocada à disposição de 49 municípios da região da Serra.

Os leitos estão sendo instalados gradativamente, de acordo com as fases previstas no plano de contingência hospitalar Covid-19, elaborado pelo Centro de Operações de Emergências (COE), vinculado à SES.

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul