Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS conquista terceiro lugar em ranking de serviços digitais

Estado ainda lidera duas de três dimensões avaliadas por índice nacional

Publicação:

Ranking Abep TIC
-

O Rio Grande do Sul conquistou a terceira posição do Índice de Oferta de Serviços Digitais da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).

O indicador foi divulgado na quinta-feira (10/9), durante o painel de abertura da 5ª Reunião Geral do Grupo de Trabalho para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital (GTD.GOV). O presidente da Abep-TIC e coordenador nacional do GTD.GOV, Lutiano Silva, apresentou os dados no encontro virtual.

No ranking geral, o Estado ficou atrás de Minas Gerais e Santa Catarina. Na escala de maturidade definida pelo índice, o Rio Grande do Sul alcançou 77,50 pontos – um atrás de MG e SC –, o que o qualifica na faixa de desempenho considerada muito boa. O rs.gov.br atualmente oferece 406 serviços estaduais, sendo 54% deles digitais. Mais de 90% das funcionalidades já são acessadas pelo portal integrado e 82% das cartas de serviço encontram-se atualizadas. A meta é chegar a 100% em todas as métricas até o final de 2022.

“Esse reconhecimento é importante porque nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Nosso foco seguirá sendo promover um governo digital pensando no cidadão como centro de tudo, porque as pessoas são a razão de ser do serviço público”, afirmou o titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal. O secretário participa do painel A reforma administrativa conceberá um Estado mais inteligente, digital, otimizado e inclusivo? nesta sexta-feira (11/9).

O Rio Grande do Sul figurou ainda no primeiro lugar da lista em duas das três dimensões que compõem o índice: Capacidades para a oferta digital de serviços (empatado com a Bahia) e Regulamentação sobre modernização para a oferta de serviços públicos.

“Chegar a esse resultado inédito só foi possível porque apostamos, desde o começo, nos propósitos da Estratégia Digital rs.gov.br, que são ressignificar a relação do Estado com os gaúchos e colocar o governo na palma da mão de todos os cidadãos”, avalia o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel. O EDP é a autarquia que lidera o projeto de transformação digital do Rio Grande do Sul sob tutela da SPGG e em parceria com a Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Na dimensão Capacidades para a oferta digital de serviços, foram avaliados aspectos como acesso aos serviços públicos por meio de portal único e com possibilidade de avaliação on-line das funcionalidades; identificação única do cidadão; e ouvidoria e simplificação de serviços, com sistemática on-line para receber e tratar manifestações.

A dimensão Regulamentação sobre modernização para a oferta de serviços públicos foi analisada à luz das leis federais 13.460/2017 (sobre direitos dos usuários dos serviços públicos) e 13.726/2018 (que racionaliza atos e procedimentos administrativos em todas as instâncias).

A 5ª Reunião Geral do GTD.GOV é uma realização da Abep-TIC e do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).

Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul