Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS é o primeiro estado a fornecer medicamento no SUS para prevenção do HIV

Publicação:

O Truvada previne a infecção pelo vírus HIV
O Truvada previne a infecção pelo vírus HIV - Foto: Divulgação/SES

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado do Brasil a fornecer o Truvada, que previne a infecção pelo vírus HIV. A primeira distribuição do medicamento foi realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre, a um morador da capital.

O medicamento passou a ser oferecido na rede pública no início de janeiro, integrando uma estratégia de profilaxia pré-exposição (PrEP) do Ministério da Saúde (MS). Esta é a primeira vez que o MS disponibiliza o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), e Porto Alegre foi a única cidade gaúcha escolhida para integrar essa fase do programa.

Inicialmente, o Truvada está disponível para pessoas que não têm o vírus, mas que são de grupos considerados de risco para exposição ao HIV: homens que fazem sexo com homens, gays, travestis, transexuais, transgêneros, profissionais do sexo e casais sorodiferentes (quando um dos parceiros é soropositivo e o outro, não). O medicamento deve ser tomado diariamente e, segundo o MS, o uso correto reduz o risco de infecção por HIV em mais de 90%.

O uso da PrEP, no entanto, não substitui o preservativo nas relações sexuais. "O preservativo continua sendo a forma mais acessível de prevenção do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis", ressalta a coordenadora estadual de IST/Aids da Secretaria da Saúde (SES), Ana Lúcia Baggio.

Para ter acesso ao medicamento, o paciente pode se dirigir ao CTA (Avenida Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Após o cadastro do usuário no serviço, são feitos avaliação, testagem e aconselhamento para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, e avaliado o uso do medicamento ou de outras estratégias para prevenção.

Texto: Ascom SES
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul