Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS recebe verba do Ministério da Saúde para implantação do Observatório de Trânsito

Publicação:

O Ministério da Saúde, através do Projeto Vida no Trânsito, selecionou o plano gaúcho de implantação do Observatório de Trânsito para receber a verba de R$ 250 mil dedicada a programas estaduais voltados à redução da ocupação hospitalar e à proteção da saúde pública.

Os recursos federais possibilitarão a instalação de tecnologia da informação e a realização de pesquisas, além do acompanhamento detalhado dos acidentes de trânsito. As informações coletadas permitirão ao Observatório Estadual de Trânsito refinar as políticas do Governo do Estado para o setor, reduzindo a acidentalidade.

O Observatório Estadual de Trânsito foi instituído no último dia 10 através do decreto 46.674, publicado no Diário Oficial do Estado, que definiu também a Política Estadual para Segurança no Trânsito e o Plano Estadual de Segurança no Trânsito. Na mesma data, foi lançada, através do Gabinete Digital, a consulta pública O Governador Pergunta, para que os gaúchos respondam Quais são as prioridades do Trânsito para 2013/2014?.

Sobre o Observatório
O Observatório de Trânsito é um importante instrumento de coleta, tratamento e análise de dados estatísticos que vai auxiliar a proposição de ações e a tomada de decisões nas políticas de trânsito. O modelo foi testado e aprovado em diversos países, entre eles França e Espanha, que trouxeram suas experiências de combate à violência no trânsito ao Congresso Internacional de Trânsito promovido pelo Detran/RS no mês de julho.

No Estado, o Observatório instrumentalizará o trabalho das parcerias que integram o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, vinculado ao Gabinete do Vice-Governador, e terá o Detran/RS na coordenação executiva. Dessa forma, recursos humanos e materiais, experiência e expertise de órgãos como Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil, Cetran/RS, Famurs serão concatenados em grandes ações, potencializando assim seus resultados.

Texto: Eunice Gruman
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul