Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS tem o melhor nível de ocupação do país no mercado de trabalho

Publicação:

A governadora Yeda Crusius durante reunião de contratualização de metas com integrantes da Secretaria de Planejamento e Gestão onde a FEE mostrou porque o Rio Grande do Sul tem o melhor resultado de emprego do país.
Yeda Crusius durante reunião de Contratualização com a secretaria de Planejamento e Gestão - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

O nível de ocupação no Rio Grande do Sul em 2008 cresceu 7%, dado que coloca o Estado como detentor do melhor desempenho no país, seguido pelo Distrito Federal, que apresentou resultado de 6,1%. A explicação para o fato vem do crescimento no setor de serviços, com destaque para o desempenho do serviço público. A renda média do gaúcho é mais alta em comparação ao restante do país, fator que estimula o comércio no Estado.

Os dados preliminares foram apresentados à governadora Yeda Crusius pelo presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Adelar Fochezatto, durante reunião de contrato de metas com a Secretaria de Planejamento e Gestão, na tarde desta sexta-feira (27), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A pesquisa foi produzida pela Fundação em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Orçamento
Na sequência da agenda desta sexta-feira, a governadora reuniu-se com o secretário da Fazenda, Ricardo Englert. Ficou definido que, na execução do orçamento previsto para 2009, de R$ 2,37 bilhões, 60% deverão ser aplicados até metade do ano. Segundo o secretário, a Fazenda trabalha com o objetivo de alcançar melhor desempenho, melhor resultado e maior transparência explícita em todas as ações. Evidentemente, todas as metas propostas para a pasta em 2009 são fundamentadas no compromisso do governo com a manutenção do ajuste fiscal e do déficit zero, observou Englert.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul