Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sagap apresenta proposta de integração do transporte metropolitano com o urbano

Iniciativa foi levada à Comissão Especial do Transporte Público Metropolitano da Assembleia Legislativa

Publicação:

Transp metrop card
-

Em reunião realizada com os deputados estaduais integrantes da Comissão Especial do Transporte Público Metropolitano da Assembleia, a Secretaria de Apoio à Gestão Administrativa e Política (Sagap) apresentou proposta para promover a integração do transporte metropolitano com o urbano. O material é resultado de estudos realizados por um grupo de trabalho coordenado pelo titular da Sagap, Agostinho Meirelles, com a Metroplan.

O governo estadual acompanhando as questões do transporte público metropolitano e busca alternativas, em parceria com os municípios, para aprimorar a oferta do serviço. Nesse sentido, realiza reuniões com todos os envolvidos para apresentar um diagnóstico e a proposta que tem objetivo de sanar os principais gargalos.

O estudo apresentado na reunião realizada na terça-feira (15/3) demonstra que caiu a demanda de passageiros totais para o sistema rodoviário de coletivos na Região Metropolitana. Atualmente, representa 53% do que era antes da pandemia de Covid-19. Conforme o levantamento, havia 900 linhas, 2.500 itinerários e 320 mil passageiros por dia. Em dezembro de 2021, os números reduziram para 441 linhas, 1.250 itinerários e 172 mil passageiros por dia.

Segundo Agostinho, de modo geral, a sugestão apresentada busca, sobretudo, “a redução da tarifa e a otimização das frotas de ônibus” a partir da mudança de linhas metropolitanas que estão sobrepostas aos coletivos urbanos dos municípios.

Somente em Porto Alegre, de acordo com a análise apresentada, há 434 quilômetros de linhas sobrepostas, isto é, trechos com oferta de ônibus urbanos e metropolitanos.

Texto: Mariana Ramos/Ascom Sagap
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul