Sagui-pincel-preto é o bicho de dezembro
Publicação:

A Fundação Zoobotanica do Rio Grande do Sul divulga o bicho do mês de dezembro: sagui-pincel-preto, como parte do Projeto A Hora do Bicho. Nativo da região centro-oeste do Brasil, o sagui-pincel-preto está entre os menores símios do mundo. Vive em bandos e ocupa os galhos das árvores, onde se move a saltos bruscos, emitindo guinchos e assobios que podem ser ouvidos de longe. Na natureza a espécie é caracterizada por possuir uma cauda bastante longa e um tufo de pelos longos nas orelhas, em forma de pincel.
O Zôo gaucho recebeu um casal desta espécie, vindo de uma apreensão feita por órgãos ambientais. Bem adaptados, num recinto adequado, logo começaram a reproduzir-se. Já somam cinco filhotes e os últimos, gêmeos, nasceram em setembro de 2008. Toda a família participa do cuidado com a prole.
A grande ameaça é a captura e venda como animal de estimação. Hoje já existem criadores registrados no IBAMA.
A Hora do Bicho é uma campanha educativa que visa divulgar a fauna do acervo do Zoológico do Estado, e apoiar a campanha de coleta seletiva do lixo que ocorre no Parque. Faz parte da campanha, bótons, volantes e baners temáticos.
O Projeto iniciou em 2004 e busca conscientizar os visitantes do Zoo, sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.
Nas edições anteriores o Projeto já divulgou espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira e africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção. Nesta edição o tema são os filhotes do Zoo.