Sala de cinema Eduardo Hirtz reabre na quinta (8), após obras de recuperação
Publicação:
A sala de cinema Eduardo Hirtz, uma das três que compõem a Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), será reaberta ao público na quinta-feira (8/8), após obras de restauração em decorrência dos danos causados pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio.
Localizada no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a sala recebeu reparos nas áreas mais afetadas, como o revestimento do piso, e as poltronas danificadas foram substituídas. Além disso, o carpete das paredes e o sistema de ar-condicionado passaram por uma higienização completa, enquanto os banheiros e o ambiente da recepção foram reformados e receberam nova pintura. Embora não tenham sido afetados, os sistemas de sonorização e projeção foram revisados.
“A intenção é que o público reencontre a mesma sala azul com a qual já está habituado. A reabertura da sala Eduardo Hirtz também é muito significativa, porque marca a retomada de um espaço importante para quem aprecia um cinema autoral e de qualidade. A equipe da Cinemateca Paulo Amorim está ansiosa, esperando pelo retorno dos nossos amigos e frequentadores”, destaca a curadora da cinemateca, Mônica Kanitz.
A programação de reabertura da sala, durante a primeira semana (8 a 14 de agosto), contará com a exibição de obras diversificadas em horários alternados. Alguns títulos que estavam em cartaz na semana das cheias em Porto Alegre serão exibidos novamente.
A estreia principal é do filme Testamento, do diretor canadense Denys Arcand. Outra novidade que estará em cartaz é o filme brasileiro de Marcos Jorge, Estômago, que volta aos cinemas em cópia restaurada. Entre os filmes que estavam em exibição durante a enchente está o longa Plano 75, dirigido por Chie Hayakawa.
Programação (8 a 14 de agosto)
- 15h
Estômago, de Marcos Jorge (sessões na quinta-feira, no sábado e na terça-feira);
Estranho Caminho, de Guto Parente (sessões na sexta-feira, no domingo e na quarta-feira). - 17h
Plano 75, de Chie Hayakawa (sessões na quinta-feira e no domingo)
Clube Zero, de Jessica Hausner (sessões na sexta-feira e na terça-feira);
Verissimo, de Angelo Defanti (sessões no sábado e na quarta-feira) - 19h
Testamento, de Denys Arcand (todos os dias)
As obras da Cinemateca contam com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), por meio do Programa Banrisul Reconstruir RS, que destinou os recursos para a recuperação da CCMQ. As salas Paulo Amorim e Norberto Lubisco serão reabertas futuramente, conforme o cronograma de obras da CCMQ.
Texto: Gabriel Maciel/Ascom Sedac
Edição: Secom