Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sala Girassol do Instituto-Geral de Perícias completa seis meses de funcionamento com mais de mil atendimentos realizados

Espaço oferece acolhimento e atenção especializada para pessoas com condições neuroatípicas

Publicação:

Sala infantil com ambiente acolhedor e brinquedos. À esquerda, há parte de um sofá preto. No centro, uma estante de madeira exibe diversos brinquedos e livros infantis. No chão, um tapete colorido com desenhos de ruas e pistas cobre parte do espaço. À direita, há uma pequena mesa branca com duas cadeiras infantis e brinquedos sobre o tampo. Na parede, acima da estante, há uma televisão preta desligada. O ambiente é bem iluminado, com paredes brancas e aparência organizada e lúdica.
Ambiente inclusivo reforça compromisso com acessibilidade e humanização - Foto: Sofia Villela/Ascom IGP

A Sala Girassol do Instituto-Geral de Perícias (IGP) completou recentemente seis meses de funcionamento, com a marca de mais de mil atendimentos realizados. O espaço tem como objetivo proporcionar atendimento especializado e humanizado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e demais condições neuroatípicas que exijam atenção especializada durante o processo de emissão de carteira de identidade.

Localizada no Departamento de Identificação do IGP, na Avenida Azenha, 255, em Porto Alegre, a sala foi desenhada cuidadosamente para garantir um ambiente tranquilo, acolhedor e sem estímulos excessivos. Com isolamento acústico e circulação restrita de pessoas, o ambiente também conta com recursos lúdicos e brinquedos que contribuem para um ambiente mais confortável para os usuários.

Com uma média de 166 atendimentos mensais, a Sala Girassol se consolida como um modelo de assistência inclusiva, reafirmando o compromisso do IGP com a acessibilidade, a humanização e o respeito à diversidade, visando sempre a qualidade e o bem-estar de todos os cidadãos.

Para utilizar o ambiente, é necessário fazer um agendamento pelo site do IGP. Ao acessar a guia "Carteira de Identidade" e selecionar "Informações e Encaminhamentos", o cidadão encontrará todas as orientações sobre o processo de emissão da carteira de identidade, e poderá optar por agendar o atendimento especializado. No dia marcado, é preciso apresentar o laudo médico que comprove a condição neuroatípica do usuário, com o respectivo Código Internacional de Doenças (CID).

Texto: Leonardo Ambrosio/Ascom IGP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul