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Em anexo um pouco do histórico do Coral do Cecune, que se apresentará no APERS na segunda-feira, dia 06/12, às 20h, durante a solenidade de lançamento dos Catálogos Seletivos de Documentos da Escravidão.



Reforçamos o convite para que participem da programação, que inclui o painel de debates Escravidão e Liberdade: fontes, reflexões e experiências de pesquisa, às 14h, e a solenidade de lançamento, às 19h30min.



O trabalho musical realizado pelo Coral do Centro Ecumênico de Cultura Negra - CECUNE reúne pessoas da adolescência à terceira idade para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, alfabetização musical, interpretação vocal e execução instrumental numa experiência pioneira junto à comunidade afro-brasileira no Rio Grande do Sul. Sua característica fundamental é, além do caráter comunitário, a adoção de uma metodologia própria de construção do canto, com o objetivo de promover o resgate da expressão musical com matrizes nas culturas africanas e também a apresentação de uma proposta pedagógica popular de canto coral.

Junto ao público, nas suas relações com a comunidade escolar ou em espaços culturais, o trabalho do Coral do CECUNE se qualifica como instrumento pedagógico que se soma a outras tantas iniciativas direcionadas para o cumprimento da Lei Federal nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, que institui a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, e que também inclui no calendário escolar o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.

Criado em março de 1994, o Coral interpreta um repertório construído a partir do patrimônio cultural afro-brasileiro, que inclui canções africanas, passando pelos estilos decorrentes das suas derivações no Brasil e no continente americano ao longo dos tempos, até chegar à música brasileira contemporânea, incluindo autores diversos e composições coletivas do próprio Coral. Incluem-se no repertório música tradicional africana, negro spiritual, gospel, blues, candombe, cúnbia, congadas, rap, reagee, samba e música popular brasileira.


Ficha Técnica:
Cantores (as)
Angelita Baptista Rosa
Antônio Carlos do Amaral
Carmem Lúcia de Souza
Cristiane Gomes da Silva
Geciara Olímpia Rangel
Jorge Artur de Souza
Josi B. Viegas Cunha
Kauê Camaú Silva da Silva
Kyzzy Barcelos Barbosa Rodrigues
Lisandro Laércio Rangel Paim
Luciane Pinheiro de Freitas
Suzana M. Rodrigues Ribeiro
Vera Regina Silva da Silva
Wilson de Souza

Instrumentistas
Fernando Ferreira da Silva (violão)
Gelson Christiano Costa (percussão)
Gilmar Santos da Rosa (violão, percussão)
Domingues N. da Costa Garcia (percussão)
João Fernando S. de Freitas Filho (percussão)
Vladimir Rodrigues (violão, percussão)
Tusilé Soares Pinto (percussão)
Yasmini Dandara Silva da Silva (violão, percussão)

Produção
Arranjos, leitura musical , preparação técnica: Laércio Guedes de Faria
Arranjos , Preparação instrumental: Vladimir Rodrigues
Acompanhamento fonoaudiológico: Fga. Jocelaine Machado
Preparação corporal: To. Geciara Rangel
Concepção de figurinos: Vera R. Silva da Silva, Jocelaine Machado
Documentação: Anderson Moreira do Amaral, Vladimir Rodrigues
Divulgação: Juarez Ribeiro, Antônio C. Amaral
Coordenação: Josi Viegas Cunha
Apoio logístico: Ânderson Moreira do Amaral, Liliane Marisa Rodrigues Machado, Lisandra Maria Rodrigues Machado, Neusa Inês Pimentel Rodrigues, Paula Beatriz Calero Soares , Sandra Nara Moreira do Amaral, Volnei Silva, Lilian Lira
Coordenação de Produção: Suzana M. Rodrigues Ribeiro

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