Sartori destaca a força da comunidade em visita ao FestiQueijo na Serra

Para o governador José Ivo Sartori, o FestiQueijo é um exemplo do Rio Grande que dá certo - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Considerado um dos principais eventos gastronômicos do Rio Grande do Sul, o Festiqueijo acontece até o dia 30 de julho, na cidade de Carlos Barbosa, na Serra gaúcha. O governador José Ivo Sartori esteve na cidade na manhã deste domingo (16) para visitar a 28ª edição do evento. A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, acompanhou a atividade.

Com uma farta gastronomia, o festival celebra a riqueza produtiva das empresas da região. São mais de 40 tipos de queijos, além de pratos da culinária típica italiana e vinhos e espumantes da região. Os visitantes também podem se divertir com as diversas atrações artísticas que se revezam no palco do Salão Paroquial da Igreja Matriz, onde acontece o festival.

“O FestiQueijo já é uma festa tradicional, histórica e que tem um valor cultural. É a preservação da identidade de uma comunidade que sempre teve um espírito comunitário e que acima de tudo olha para o trabalho. Aqui é o Rio Grande que dá certo”, afirmou o governador em entrevista para a imprensa.

"O Festiqueijo é a preservação da identidade da comunidade", disse Sartori / Luiz Chaves/Palácio Piratini

O prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, disse que já são 28 edições ininterruptas e que o governo e a comunidade estão felizes com a aceitação desse projeto de festival. "A cidade se prepara para o FestiQueijo. É uma maneira de mostrar o que a gente tem de melhor que são nossos produtos, nosso trabalho e nossa receptividade. Aqui, está a nossa essência, um pouco do que nossa comunidade produz", garantiu Zibetti.

Para o presidente do FestiQueijo, Roberto Da-Fré, a maior preocupação da equipe organizadora é com o bom atendimento das pessoas que passam pelo festival. E destacou que a novidade deste ano é a exposição de uma queijaria paulista que se agrega a outros produtos da região e também de Santa Catarina.

Após visitar o FestiQueijo, Sartori e lideranças estaduais e municipais passaram pelo corredor da Feira de Compras, organizada pela Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI), que ocorre paralelamente ao festival.

O FestiQueijo é uma promoção da prefeitura de Carlos Barbosa, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, e diretoria voluntária.

Texto: Cassiane Osório, de Carlos Barbosa
Edição: Sílvia Lago/Secom