Sartori enfatiza harmonia entre Poderes em posse de presidente da AL
Publicação:

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul está sob comando de uma nova mesa diretora para o biênio 2017/2018. A partir desta terça-feira (31), o deputado Edegar Pretto (PT) assume a presidência no lugar de Silvana Covatti (PP). O governador José Ivo Sartori prestigiou a solenidade no plenário 20 de Setembro, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.
Acompanhado do vice-governador José Paulo Cairoli, Sartori ocupou o plenário diante dos parlamentares e de uma galeria com representantes de organizações civis. Para o governador, "o Poder Legislativo é a representação mais ampla da sociedade sob o ponto de vista político. A relação e harmonia entre os Poderes deve ser uma questão natural e propícia".
Por meio de acordo definido pelas lideranças, a chapa única para eleição teve como presidente o deputado Edegar Pretto, que tem como herança a trajetória política de seu pai Adão Pretto, falecido em 2009, "o primeiro pequeno agricultor a assumir uma cadeira no Parlamento gaúcho em 30 anos".
Pretto destacou também seu papel frente a um "Parlamento disposto a dialogar na defesa e afirmação da democracia em todo país". "Estou consciente de que assumo em um momento de crise social, ambiental e econômica, um momento para questionar o papel do estado e da efetividade das políticas públicas", disse.
Ao deixar o cargo, a deputada Silvana Covatti ressaltou os desafios enfrentados nos 12 meses como presidente, quando foi a primeira mulher a ocupar o posto em 180 anos do Legislativo. Covatti disse ter cumprido o compromisso de diálogo entre os Poderes e a aproximação do Parlamento com a comunidade. Lembrou também das mais de 120 horas de votação do Plano de Modernização do Estado, no final de dezembro, onde "cada deputado demonstrou sua representatividade".
Composição da Mesa Diretora 2017/2018:
Presidente: Edegar Pretto (PT)
1º Vice-presidente: Liziane Bayer (PSB)
2º Vice-presidente: Frederico Antunes (PP)
1º Secretária: Juliana Brizola (PDT)
2º Secretário: Juvir Costella (PMDB)
3º Secretário: Maurício Dziedricki (PTB)
4º Secretário: Adilson Troca (PSDB)
Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom