Sartori prestigia posse de nova diretoria da Sociedade de Engenharia

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 19.06.2017: Governador José Ivo Sartori participou, nesta segunda-feira(19), em Porto Alegre, da cerimônia de posse da Nova Diretoria da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, que será presidida pelo Eng. Luis Roberto
Assume a presidência da entidade Luis Roberto Ponte. Os vice-presidentes da nova gestão são José Guilherme Piccoli e Aloísio - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A posse da nova diretoria para o biênio 2017/2019 e os 87 anos da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) foram comemorados, nesta segunda-feira (19), em cerimônia no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Assume a presidência da entidade Luis Roberto Ponte, que sucede Nelson Kalil Moussalle. Os vice-presidentes da nova gestão são José Guilherme Piccoli e Aloísio Milesi.

O governador José Ivo Sartori prestigiou a posse de Ponte e saudou o aniversário da entidade, fundada em 1930. "A Sociedade de Engenharia contribuiu na concepção do Daer, no Plano Diretor de Porto Alegre, nas terceiras pistas da Freeway, nos estudos para o Polo Petroquímico. E esses são alguns exemplos que confirmam a visão de futuro da entidade", destacou. Ao falar de visão de futuro, Sartori enfatizou que "desde 1º de janeiro de 2015, o governo vem promovendo uma série de mudanças. Não é para mim, nem para meu governo. É para os 11,3 milhões de gaúchas e gaúchos".

O governador citou alguns avanços de sua gestão, como a Lei de Responsabilidade Fiscal; a Previdência Complementar; o maior investimento da década em Educação (33,7% em 2015); a junta digital; o sistema online de licenciamento ambiental; e a redução do déficit para 2018 de R$ 25 bilhões para R$ 8 bilhões, sem negociar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

"A hora é de mudança. Todos nós fomos governo um dia. E amanhã ou depois, todos nós seremos governo. Quem vacilar neste momento pode sofrer por não ter coragem de fazer o que precisa ser feito", afirmou Sartori.

Posse

Luis Roberto Ponte, 83 anos, tem grande experiência acumulada em décadas de vida pública e em entidades de classe. Sua posse reuniu três ex-governadores - Pedro Simon, Germano Rigotto e Yeda Crusius-; secretários de Estado; o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan; parlamentares e dirigentes de entidades.

Em sua fala, Ponte colocou a entidade a serviço da população e enfatizou que a Sociedade de Engenharia terá seu papel na discussão das reformas propostas para o país, como a da Previdência e a Trabalhista. Em seu discurso de posse, dedicou um parágrafo a Sartori. "Refiro-me ao governador Sartori, cuja ética no tratamento da coisa pública é incontestável, e cuja desassombrada determinação de fazer o que tem de ser feito, para eliminar desperdícios e restituir ao Rio Grande do Sul o orgulho de poder novamente governar o seu destino, haverá de ser reconhecida no seu devido tempo".

Ponte foi deputado federal constituinte, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República e secretário estadual do Desenvolvimento. Fundador e diretor-presidente da Construtora Pelotense, em Porto Alegre, presidiu o Sinduscon-RS e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Também foi vice-presidente do Sistema Fiergs/Ciergs.

Textop: Mirella Poyastro
Edição: Denise Camargo/Secom