Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde Mental encerra ciclo de lives da 1ª Jornada de Saúde do Servidor

Evento promovido pela SPGG reuniu mais de mil servidores para debater as principais doenças que levam ao afastamento do serviço

Publicação:

Jornada de Saude
Evento foi transmitido pelo Youtube da Secretaria de Planejamento: vídeos seguem disponíveis para visualização - Foto: Reprodução

Qual o nosso papel na ressignificação do cuidado e da saúde em tempos de mudanças? Esse foi o questionamento central da série de lives que integraram a programação da 1ª Jornada de Saúde do Servidor. Durante cinco dias, especialistas em saúde e segurança debateram sobre ortopedia, luto, acolhimento, serviço social, segurança e saúde mental.

Idealizada pelo Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Jornada de Saúde abordou, nesta primeira edição, as principais causas de afastamento dos servidores públicos.

Na segunda-feira (5/10), os servidores Rubens Nadal, Gabriela Mendelski e Bianka Rauber falaram sobre os as mudanças trazidas pela pandemia na rotina de trabalho e os impactos na saúde como sedentarismo, dores, lesões e mesmo novas doenças ocupacionais.

Na terça (6), o luto e o acolhimento foram abordados pelas psicólogas Carolina Pereira, Priscila Nassif da Silva e pela diretora do Dmest, Carla Bravo. A assistência social na atenção às implicações do processo de trabalho foi o tema de quarta-feira (7), abordado pelas assistentes sociais Eliane Nunes de Carvalho, Maristela Costa de Oliveira e Lisiane Paganotto. Na quinta (8), segurança no trabalho e higiene ocupacional foram debatidos pelo médico Günther Nietiedt e pelos servidores da Fase José Hoffmann dos Santos e Ricardo Moreira.

Na véspera do Dia Mundial de Conscientização à Saúde Mental (celebrado no dia 10 de outubro), o tema foi trazido pelas psicólogas Taíse Otero, Adriana Oliveira da Silva e pela psiquiatra Glaydcianne Pinheiro Bezerra, na live de encerramento da Jornada.

A diretora do Dmest, Carla Bravo, comemora a adesão dos servidores às atividades apresentadas durante a semana. “Estamos muito felizes com o feedback recebido nesta primeira edição. Tivemos mais de mil inscritos e, até o momento, 1.500 visualizações nos vídeos. Nosso projeto prevê nova edição a cada seis meses, sempre com temas pensados para a saúde e bem-estar dos nossos servidores”, informou. Ao final de cada live, uma cartilha sobre o tema foi lançada.

• Clique aqui e assista aos vídeos.

• Clique aqui e acesse as cartilhas de cada tema.

Texto: Juliana Roll/Ascom SPGG
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul