Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sdect apresenta projetos de incentivo ao empreendedorismo em Caxias

Publicação:

Seminário da Sdect
Sdect promoveu seminário para empreendedores de Caxias do Sul - Foto: Divulgação/Sdect

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) promoveu, nesta quinta-feira (4), seminário em Caxias do Sul para aproximar os empreendedores de micro e pequenas empresas aos projetos desenvolvidos pela secretaria. Os empresários tiveram acesso a informações dos programas Exporta/RS, Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Fopemepe/RS) e Sala do Investidor, que estimulam a economia do Estado.

A convite do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco de Assis Spiandorello, representantes da Sdect conheceram a incubadora empresarial de Caxias do Sul, que abriga oito empresas das áreas de alimentos e design de mobiliário.

O programa Exporta/RS, além de criar uma cultura exportadora, amplia a participação de empresas gaúchas no mercado internacional por meio do atendimento individualizado daqueles que desejam exportar e importar. A Sdect oferece orientação sobre comércio exterior, estudos sobre mercados em potencial, prospecção de oportunidades, identificação de potenciais clientes, indicação de cursos de qualificação e outras informações sobre mercado externo.

Sobre o projeto Sala do Investidor, foram fornecidas informações sobre licenciamento ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), tratamento tributário na aquisição de equipamentos, enquadramento nos incentivos do Fundo Operação Empresa (Fundopem/RS) e o Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul (Integrar/RS). Também foram repassadas orientações sobre como receber apoio da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) e acessar as linhas de financiamento do BRDE, Badesul e Banrisul - que integram o Sistema de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul.

Na área do apoio à micro e pequena empresa, foi apresentado o programa de arranjos produtivos locais (APLs), que prevê a articulação de empresas e instituições públicas e privadas para ampliar a competitividade de cada local.

O Fopemepe/RS consiste em um ambiente onde é possível avaliar e encaminhar soluções adequadas para desburocratizar e aumentar a eficiência do estado.

Texto: Ascom Sdect
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul