Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sdect prorroga convênio com Unisc para criação de aplicativo

Publicação:

O convênio destina-se à criação de aplicativo a ser utilizado tanto pelos extensionistas da universidade como pelo Corede do Vale do Rio Pardo
O convênio destina-se à criação de aplicativo a ser utilizado tanto pelos extensionistas da universidade como pelo Corede do - Foto: Divulgação/Sdect

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) prorrogou, por mais seis meses, o convênio com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no âmbito do Arranjo Produtivo Local (APL) de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo. A parceria foi efetivada nesta quarta-feira (4) e assinada pelo pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Ângelo Hoff, e pelo secretário adjunto da Sdect, Evandro Fontana.

O convênio destina-se à criação de aplicativo a ser utilizado tanto pelos extensionistas da universidade como pelo Corede do Vale do Rio Pardo, para verificar o cumprimento das diferentes etapas do processo e das ações de trabalho, assim como os resultados alcançados. Com a parceria, a Sdect repassou R$ 410 mil à Unisc.

O aplicativo ficará à disposição do Estado para utilização em outras áreas da agroindústria familiar. No Vale do Rio Pardo, cerca de mil famílias, que têm no cultivo de tabaco a principal receita, vão se beneficiar com o trabalho, uma vez que um dos focos da ação está relacionado com educação e permanência dos jovens na atividade rural. O treinamento dos agricultores é a contrapartida da universidade.

Arranjo Produtivo Local

Conforme a diretora do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia da Sdect, Suzana Sperry, os APLs fomentam a governança e a capacidade técnica das comunidades dos arranjos produtivos e de setores priorizados pelo Estado. Além disso, estimulam fatores endógenos que ampliam a capacidade de agregação de valor, criação de postos de trabalho e geração local de renda.

Um APL é um conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantém vínculos de cooperação. Com produtos semelhantes, participam da mesma cadeia produtiva, utilizam insumos comuns, necessitam de tecnologias semelhantes e informações sobre os mesmos mercados.

No Vale do Rio Pardo, o núcleo local é integrado por sete extensionistas, além de uma equipe de apoio da Unisc, formada por professores especialistas nas diferentes áreas do projeto de extensão produtiva e inovação.

Participaram da reunião técnicos e extensionistas da Unisc e a assessora de Prestação de Serviços da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias, Patrícia Klamt.

Texto: Ascom Sdect
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul