Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seapen e Susepe inauguram Neeja prisional no presídio de Guaporé

Publicação:

Neeja Guaporé
O Neeja Caminhos do Saber, como foi denominado, contempla duas salas de aula - Foto: Ascom Susepe

O sistema prisional no RS passou a contar com mais um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neeja). Fica no Presídio Estadual de Guaporé, na Serra. Terá funcionamento nos turnos da manhã e da tarde, com previsão de três turmas de apenados ingressando no ensino fundamental.

A estrutura do Neeja Caminhos do Saber, como foi denominado, contempla duas salas de aula, cada uma com 20 mesas. Para o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, a abertura do novo Núcleo é um ato é muito importante porque representa a celebração da parceria da pasta (a Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com a Secretaria da Educação.

"Permite que se faça a expansão de um eixo fundamental no processo de inclusão, que é a questão de elevação dos níveis de escolaridade formal”, acrescentou Faccioli.

O encontro de professores e dos servidores da área da segurança, na manhã do dia da inauguração, na quinta-feira (20/2), visou fortalecer a integração entre o trabalho de todos os envolvidos. Faccioli reiterou que os projetos do tratamento penal nunca são frutos de um único segmento, mas é o encontro do sistema de Justiça como um todo: Judiciário, Ministério Público e Conselhos da Comunidade, neste caso, de Guaporé. O Núcleo ainda contará com um diretor, um supervisor escolar e um secretário.

Texto: Ascom Susepe
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul