Secretaria anuncia pagamento de mais R$ 41 milhões a municípios na área da saúde

Artia CosemsRS
Secretária da Saúde, Arita Bergmann, disse que, a partir da competência março, Estado não tem mais pendências com hospitais - Foto: Marcelo Ermel / SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou nesta segunda-feira (22/4) da abertura oficial do 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), em Bento Gonçalves.

Arita falou das ações que o Estado vem desenvolvendo no setor, principalmente em relação à modernização da gestão pública em saúde. A secretária também destacou o esforço do governo para colocar em dia as pendências financeiras com hospitais, municípios e fornecedores de medicamentos.

"Estamos regularizando o pagamento do passivo devido pelo Estado a hospitais. A partir da competência março, não temos mais pendências com essas instituições", anunciou. "E, nesta semana, estamos pagando os incentivos referente a fevereiro. São R$ 41 milhões para os municípios gaúchos."

O evento começou nesta segunda e segue até a próxima quinta-feira (25/4) com o objetivo de reunir os secretários municipais de todo o Estado e debater estratégias de gestão pública no setor, como financiamento público e regulação dos serviços de saúde, vigilância em saúde, o uso das novas tecnologias e perspectivas para a próxima década do Sistema Único de Saúde.

Gestores de saúde de municípios gaúchos também terão a oportunidade de mostrar exemplos de sucesso de trabalhos realizados em seus territórios na Mostra de Experiências Exitosas.

O congresso recebeu o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Representantes de todos os setores da SES estarão presentes, participando ou palestrando nas mesas e debates.

Texto: Ascom SES