Secretaria da Agricultura inaugura posto da Inspetoria em Santa Margarida
Publicação:

Em local cedido pela prefeitura, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio inaugurou o posto da Inspetoria da Defesa Agropecuária de Santa Margarida, na manhã desta terça-feira (23). A ideia, em breve, é transformar o local em uma Unidade de Defesa Agropecuária, a exemplo das que têm sido modernizadas e entregues pela pasta em vários municípios.
É um desejo dessa comunidade que o posto passe à condição de inspetoria para melhor atender aos produtores, destacou o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.
Com 50 mil cabeças de gado, 25 mil de ovinos, 30 mil hectares de soja e quatro mil de milho, o município baseia sua economia na agropecuária. O prefeito, Luiz Felipe Brenner Machado, disse que o desenvolvimento da citricultura já conta com 400 hectares e perspectiva de aumento deste número. A atividade está direcionada a agricultores familiares.
A modernização dos espaços de atendimento aos produtores faz parte do compromisso do Governo do Estado com a modernização do sistema de defesa sanitária. Cerca de R$ 60 milhões estão sendo investidos nas 248 inspetorias.
Até o final do ano, projeta Mainardi, deverá estar no ar a ferramenta Produtor Online, permitindo a retirada, via internet, da Guia de Trânsito Animal (GTA), o que trará agilidade e facilidades ao produtor na hora da comercialização ou transferência de animais.
Outra medida de defesa agropecuária vem do Projeto de Lei, em vias de ser encaminhado à Assembleia Legislativa, que trata da identificação do rebanho gaúcho. Mainardi faz questão de lembrar que existem bons exemplos de rastreabilidade.
Cita Santa Catarina, zona livre de aftosa e exportadora para o Japão, um dos mercados mais exigentes na questão de sanidade animal e qualidade dos produtos. E o Uruguai, que também está na lista de países livres da aftosa.
Falando em nome dos produtores locais, Geraldo Pereira de Souza, agradeceu a iniciativa da Secretaria da Agricultura e do Governo do Estado, e destacou a riqueza do solo da região, especialmente do município de Santa Margarida, e do seu potencial produtivo.
Texto: Marcos Pérez
Foto: Renê Oliveira
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305