Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura trabalha para aumentar adesão ao Susaf

Publicação:

Grupo técnico foi formado com representantes das seis entidades para elaborar propostas que ampliem a adesão ao Susaf
Grupo técnico foi formado com representantes das seis entidades para elaborar propostas que ampliem a adesão ao Susaf - Foto: Bethânia Helder/Seapi

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e mais cinco entidades do setor agropecuário elaboram propostas para aumentar a adesão dos municípios ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). O assunto foi tratado em reunião, nesta segunda-feira (13), da qual participaram o secretário Ernani Polo, o deputado estadual Elton Weber, presidente da Subcomissão de Agroindústria da Assembleia Legislativa, e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), da Emater RS-Ascar, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag RS).

A adesão de um município ao Susaf permite que as agroindústrias que trabalham com produtos de origem animal possam comercializar em todo o território do Rio Grande do Sul, girando a economia local. No início de 2015, apenas cinco municípios haviam aderido ao Susaf; hoje, são 22.

Durante a reunião, um grupo técnico foi formado com representantes das seis entidades para elaborar propostas que ampliem a adesão ao Susaf. Assim que estejam finalizadas, as proposições serão encaminhadas para avaliação do Ministério Público.

“É importante frisar que este grupo de trabalho, formado por técnicos, ficará incumbido de encontrar um caminho para alavancar as adesões, possibilitando condições de crescimento das agroindústrias gaúchas”, destacou o secretário Polo.

Texto: Elaine Pinto/Ascom Seapi
Edição: Sílvia Lago/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul