Secretaria da Cultura assina termo de colaboração com Fundação Cultural Gaúcha

Cultura card
-

O termo de colaboração entre a Secretaria da Cultura (Sedac) e a Fundação Cultural Gaúcha (FCG-MTG/RS), entidade ligada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), foi assinado na tarde desta segunda-feira (29/6). Em tempos de pandemia, a assinatura foi virtual e transmitida por meio de uma live no perfil da secretaria no Facebook .

A assinatura dá início ao programa “Invernadas culturais”, resultado de uma emenda parlamentar do deputado Mateus Wesp (PSDB-RS), no valor de R$ 155 mil, destinada à Sedac em 2019. São recursos do orçamento de 2020. O termo de colaboração entre a secretaria e a FCG-MTG/RS foi assinado pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo, que usou o próprio celular durante o ato. “Pronto! Na era digital, basta um enter para assinar”, comemorou.

Além de Beatriz e de Wesp, outros três convidados participaram da live: a presidenta da Fundação Cultural Gaúcha, Gilda Galeazzi, o vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Maxsoel Bastos, e o adido cultural do RS César Oliveira. O evento foi apresentado pela assessora de Diversidade da Sedac, Gabriella Meindrad.

Compete à Fundação Cultural Gaúcha a seleção de 30 oficinas culturais virtuais, nas áreas de artes cênicas, artes visuais, artesanato, audiovisual, gastronomia e música. O processo de seleção será realizado mediante edital de chamamento público.

Poderão participar do edital pessoas jurídicas, com atuação reconhecida na cultura, para a execução de ações na formação e capacitação do programa Invernadas Culturais. As atividades serão desenvolvidas por meio de oficinas em escolas e entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul.

A secretária Beatriz agradeceu a presença dos participantes, em especial ao deputado Mateus Wesp, que desde o início do governo tem se colocado à disposição da Sedac. “É uma alegria renovada participar desta live e fazer esta entrega tão aguardada. Certamente teremos outros termos de colaboração. E aproveito para reafirmar meu compromisso, enquanto secretária, de olhar a cultura em toda a sua diversidade e em todo o Estado”, afirmou. Beatriz lembrou que a economia criativa é responsável por 130 mil empregos formais no Rio Grande do Sul, de acordo com pesquisa realizada pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag) – o que representa mais de 4% do PIB do Estado.

Gilda Galeazzi também agradeceu ao deputado Wesp pela destinação dos recursos e à secretária Beatriz pelo diálogo estabelecido com o setor. “Estou muito honrada com esta parceria que envolve governo do Estado, parlamento e Fundação Cultural Gaúcha. Em meio à pandemia, estamos abrindo um caminho de união e construção, que fortalece nossas tradições”, disse.

O deputado Mateus Wesp revelou que a destinação da emenda parlamentar representa a realização de um sonho em prol do tradicionalismo gaúcho. “Este é um momento histórico para as tradições gaúchas, e é uma alegria contribuir por meio desta iniciativa. Investir em cultura é o primeiro passo para que o setor se torne cada vez mais sustentável, e é isso que venho percebendo na postura arrojada com que a secretária Bia e o governador Eduardo Leite vêm conduzindo as pautas culturais.”

Publicação e inscrições do edital

O prazo para a publicação do edital pela FCG-MTG/RS é 1º de julho. Ele estará disponível no site www.mtg.org.br. O prazo de inscrições tem início em 16 de julho, no mesmo site. Informações sobre o edital serão compartilhadas no site da Sedac (www.sedac.rs.gov.br) e nas redes sociais da secretaria.

Texto: Rafael Varela/Ascom Sedac