Secretaria da Educação conclui processo eleitoral de diretores nas escolas estaduais

Processo eleitoral organizado pela Seduc renovará diretores em 2,5 mil unidades de ensino - Foto: Divulgação/Seduc

A apuração dos votos da eleição para diretores e vice-diretores nas 2,5 mil escolas estaduais do Rio Grande do Sul, ocorrida na última terça-feira (27), foi concluída nesta quinta (29). O processo eleitoral, que mobilizou a comunidade escolar e definiu os gestores pelos próximos três anos, aconteceu simultaneamente em todas as instituições de ensino mediante votação direta (através de chapas inscritas).

A secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann, destacou a importância da Lei 10.576 de 1995 que instituiu a Gestão Democrática do Ensino Público no Rio Grande do Sul. "Cada um dos pleitos é diferente, pois cada escola tem uma realidade diferenciada. A eleição de diretores é um aprendizado para toda a comunidade escolar", enfatizou.

Conforme as informações enviadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), 2.374 instituições de ensino estiveram envolvidas com a eleição para diretores em 2018. A exceção fica por conta das escolas indígenas, dos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Neejas), nos Neejas credenciados para funcionar nos estabelecimentos prisionais, nas escolas credenciadas para funcionar com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), ao Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) e nas escolas que tiverem em efetivo exercício apenas um membro do Magistério.

Portanto, das 2.374 escolas, 1,8 mil realizaram o pleito normalmente, o que significa 75,8% do total. Desses 1,8 mil estabelecimentos, 912 deles tiveram diretores reeleitos, o que representa 50,6%.

Das 2.374 instituições envolvidas com a eleição, 561 não tiveram chapas inscritas e, neste caso, a Secretaria da Educação (Seduc) irá indicar o gestor a partir de critérios legais de titularidade e antiguidade do quadro docente da escola. Este número representa 23,6% do total.

Não houve quórum em 13 estabelecimentos de ensino, o que representa 0,5%, do total. A eleição, nestes locais, será realizada na próxima quarta-feira (5). Os novos diretores e vice-diretores tomarão posse ainda neste ano. Votaram no pleito os pais ou responsáveis por alunos menores de 18 anos, a partir do 5º ano ou maiores de 12 (doze) anos, além de professores e funcionários de escola em efetivo exercício.

Novidade

A novidade deste ano é o curso de qualificação obrigatório para os gestores eleitos que a Seduc oferece. A finalidade é trazer informações sobre o funcionamento da Secretaria da Educação, a partir dos departamentos de Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos e Pedagógico, além de conteúdo voltado à liderança e comunicação (media-training). A carga horária é de 120 horas, dividida em três etapas, sob a forma de Ensino à Distância (EAD), em plataforma digital específica, com a inclusão de cases em cada um dos módulos.

Texto: Diego da Costa/Seduc
Edição: Gonçalo Valduga/Secom