Secretaria da Justiça renova parceria com Restaurante Popular
Publicação:
Representando o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Beatriz Macedo, participou, nesta quarta-feira (13), da renovação do termo de compromisso do Programa Restaurantes Populares, em Caxias do Sul.
Com recursos provenientes da Lei da Solidariedade, a Vidro Forte, empresa financiadora, repassou R$ 278 mil para Associação Educadora São Carlos, entidade mantenedora do programa. A assinatura aconteceu durante café da manhã em comemoração ao primeiro aniversário do Restaurante Comunitário II, localizado na Rua Vinte de Setembro, 2420. A diretora administrativa da FGTAS, Erli Teresinha dos Santos, também participou da solenidade.
O projeto é destinado à população de trabalhadores de baixa renda, desempregados, idosos, moradores de rua e população em estado de vulnerabilidade alimentar e social. As pessoas de baixa renda podem almoçar de segunda a sexta, das 11h30 às 13h30. Diariamente são servidas 500 refeições com arroz, feijão, carne, guarnição e salada ao preço de R$ 1,00. São 11 refeições ao mês, totalizando 132 mil refeições servidas neste primeiro ano de funcionamento.
Na ocasião, representando a prefeitura de Caxias, que também é parceria na execução das ações, a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Inclusão Social, Janete Tavares, anunciou que pretende dobrar os almoços servidos a partir do ano que vem. Já estamos nos adequando para beneficiar mil pessoas por dia. Pretendemos também servir café da manhã e janta nesse mesmo local, afirma.
Beatriz Macedo salientou a importância do projeto que reúne governo, organizações sociais e iniciativa privada e consegue incentivar e promover o espírito empreendedor das comunidades. O restaurante foi articulado através de uma ação coletiva, possibilitando também o desenvolvimento da emancipação local, afirma.
Programa Restaurantes Populares
A Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, por intermédio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Desans), gerencia o projeto de Restaurantes Populares e monitora a implementação do programa em todo Estado. A Lei da Solidariedade é que permite que empresas financiem projetos de inclusão e promoção social em troca de créditos no desconto do ICMS.
O programa visa ao enfrentamento da fome e da desnutrição, permitindo o acesso contínuo à população de baixa renda à alimentação nutricionalmente balanceada e de qualidade, com preço acessível.
Até dezembro de 2007, os restaurantes populares já serviram 2,5 milhões de refeições. O Rio Grande do Sul conta com 16 unidades, nos municípios de Bagé, Canoas, Caxias do Sul (2), Charqueadas, Cruz Alta, Erechim, Gravataí, Itaqui, Passo Fundo, Planalto, Porto Alegre (2), Sapucaia do Sul, São Borja e São Gabriel.