Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria da Saúde lança plataforma digital para solicitação de medicamentos

Publicação:

Card Saúde
-

A Secretaria da Saúde (SES) lançou nesta quarta-feira (25/3) uma plataforma digital para pacientes do Sistema Único da Saúde (SUS) fazerem a primeira solicitação de medicamentos sem a necessidade de se deslocar até alguma Farmácia de Medicamentos Especiais. Neste primeiro momento, serão contemplados 75 medicamentos e fórmulas nutricionais para usuários maiores de 18 anos. A previsão é de que, nas próximas etapas de implantação do sistema, pacientes de todas as idades também possam solicitar pelo sistema digital todos os medicamentos dispensados pelo Estado ou pelo Ministério da Saúde.

Até hoje, as pessoas que recebiam uma receita médica de algum dos remédios disponibilizados pelo SUS precisavam ir até a Farmácia de Medicamentos Especiais mais próxima para cadastrar todos os documentos e exames. A partir de agora, com a plataforma, é possível cadastrar os documentos no site. Depois de passar por uma perícia e o pedido ser aceito, as versões originais devem ser entregues na farmácia no momento da primeira retirada do medicamento.

Os 75 medicamentos que a partir de agora poderão ser solicitados via digital são para as seguintes doenças: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes tipo 1, colesterol alto, doença de Parkinson, dor crônica, acne grave, síndrome de guillain-barré e incontinência urinária. Entre os produtos, estão dietas líquidas e suplementos alimentares, insulina detemir e insulina glardina.

O sistema que passa a vigorar reduzirá em cerca de 35% a demanda de novos pedidos presenciais, estima o coordenador estadual de Política da Assistência Farmacêutica da SES, Roberto Schneiders. “Isso significa que serão 1.800 pacientes diferentes por mês que não precisarão se deslocar de sua residência para pedir o medicamento nas farmácias especiais”, projeta.

Nem todos os medicamentos foram disponibilizados ainda para realização do pedido digital porque alguns requerem exames e perícia mais complexos. “Ainda estamos trabalhando em como funcionará. Também temos expectativa de que as reavaliações periódicas possam ser realizadas digitalmente no futuro”, afirma Schneiders.

Para acessar: http://www.ame.rs.gov.br/consulta/#/geral

Texto: Marília Pereira Bissigo/Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul