Secretária da Saúde visita centros de saúde no Litoral Norte nesta quinta

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, reúne-se nesta quinta-feira (17) com gestores municipais de Osório, Tramandaí e Santo Antônio da Patrulha. A primeira visita será às 9h, com o prefeito de Osório, Eduardo Abrahão. Às 10h, reúne-se com os secretários de Saúde dos 23 municípios da região e a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde para falar sobre o Centro Especializado de Referência (CER) de Osório, cujo prédio está concluído e o município busca habilitação no Ministério da Saúde.

O Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Visual será referência para os municípios do Litoral Norte e integra a rede de cuidados à pessoa com deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O recurso para funcionamento será proveniente do governo federal.

Ao meio-dia, Arita vai a Tramandaí assinar o termo de cedência de uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), juntamente com o prefeito Luiz Carlos Gauto da Silva. A frota de ambulâncias é de responsabilidade do Ministério da Saúde, mas devido a um acidente envolvendo uma das unidades neste veraneio, o município recorreu à reserva técnica do Estado para não interromper o atendimento.

À tarde, a secretária visita o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, e a Santa Casa, um dos hospitais do Verão 2018/2019.

Recursos a hospitais

O governo do Estado irá destinar mais de R$ 1 milhão a seis hospitais no Litoral Norte e Sul para que disponibilizem plantão médico 24 horas, exames laboratoriais clínicos e de imagens, retaguarda à Atenção Primária ou às Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Os hospitais abrangidos são o Santa Luzia, de Capão da Canoa; o São Vicente de Paulo, em Osório; a Santa Casa, de Santo Antônio da Patrulha; o Nossa Senhora dos Navegantes, de Torres; o Getúlio Vargas, de Tramandaí e a Santa Casa de Rio Grande.

A visita ao Litoral também busca acompanhar os serviços disponibilizados durante o verão. Além da assistência prestada pelos hospitais, as ações do verão preveem incremento das atividades do Samu, reforço às ações de Vigilância em Saúde nos municípios, tais como nos serviços de alimentação e drogarias e às de controle contra Aedes aegypti, dengue, chikungunya e zika.

Texto: Rosângela Timm/Secretaria da Saúde
Edição: Gonçalo Valduga/Secom