Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria de Trabalho lança linhas de crédito através do RS TER para empreendedores enfrentarem momento de dificuldade

Por meio de RS Garanti, Sicoob, Sicredi e Cresol, programa disponibiliza capital de giro para micro e pequenos empreendedores

Publicação:

Micro e pequenos empresários tendem a enfrentar perdas e dificuldades que podem comprometer o seu ganho em decorrência da pandemia do coronavírus e também da estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. Com propósito de auxiliar nas melhores condições e na sobrevivência das empresas, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas) lança uma linha de crédito por meio do programa RS Trabalho, Emprego e Renda – TER.

O RS Garanti – Associação Garantidora de Crédito, o Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e a Cooperativa de Crédito Solidário (Cresol) disponibilizarão recursos financeiros para capital de giro com carência de até 90 dias e pagamento em até 24 meses, visando a manutenção de postos de emprego e atividades produtivas das micro e pequenas empresas enquanto durarem os efeitos da redução das atividades econômicas. O valor máximo é de R$ 50 mil e taxas de juros de até 1% ao mês. Os recursos estão disponíveis desde a sexta-feira (20/3).

“Estamos disponibilizando acesso ao crédito e cartas de garantia complementar para que micro e pequenos empresários, urbanos e/ou rurais possam financiar a sua produção. A liberação dessa linha de crédito viabilizará a continuidade das empresas, pois o objetivo principal da iniciativa é que sobrevivam neste período difícil”, disse a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker. “Em meio a esta pandemia e à estiagem que assola dezenas de cidades gaúchas, devemos fazer esforços para manter os empregos e indicadores mínimos da atividade econômica. Isso é fundamental para o nosso Estado."

Os interessados em financiamento devem entrar em contato com RS Garanti (www.rsgaranti.org.br/), no (54) 3021-0400, com as agências do Sicoob, Sicredi e Cresol no Estado do Rio Grande do Sul.

RS Trabalho, Emprego e Renda – RS TER

O RS TER é um dos programas prioritários do governo do Estado, cujo objetivo é o fomento ao empreendedorismo na busca de alternativas para melhorar a condição dos micro e pequenos empresários.

A ideia é estimular o autoemprego por meio da disponibilização das condições necessárias à manutenção e abertura dessas micro e pequenas empresas.

O programa terá diversas atribuições: constituição de ações conjuntas de apoio ao empreendedorismo; garantias complementares ao crédito; formalização dos negócios; inovação; orientação, capacitação e ensino, e, melhorias de processos, produtos e serviços. Tudo em prol de negócios e empresas urbanas ou rurais, de micro e pequeno porte.

A configuração objetiva é disponibilizar alternativas que viabilizem a implementação e sustentabilidade econômico-financeira desses empreendimentos, como alternativa para geração de trabalho, emprego e renda.

Quando se pensa na geração autônoma de trabalho e renda e desenvolvimento de micro e pequenos, é relevante que a taxa de sobrevivência de empresas é de 37,8% após cinco anos (dados do IBGE). Nos negócios informais, de apenas 20% (IBGE).

Os indicadores são influenciados, principalmente, pela falta de competência administrativa para a gestão, inexperiência com o ramo dos negócios e a incapacidade de assumir riscos.
Fatos inerentes ao mercado são a desqualificação para equilibrar custo e preço, baixo volume de crédito ofertado, falta de garantia para crédito e a qualidade de mão de obra. Pautas essas que serão enfrentadas pelo RS TER.

Texto: Carolina Zeni/Ascom Stas
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul