Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura promove ações de educação ambiental no Litoral Norte

Visita ao Complexo Eólico de Osório e atividades em Tramandaí têm o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre sustentabilidade

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade (Assea), realizará, na sexta-feira (14/2), uma série de atividades de educação ambiental no Litoral Norte, dentro da programação da Operação Verão Total do Estado. As ações têm o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e a adoção de práticas sustentáveis.

Pela manhã, as atividades iniciam às 9h30, com encerramento às 16h30. O Espaço Verão Sesc, localizado na Av. Beira-Mar, em Tramandaí, promoverá uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental. Entre elas, workshops interativos que abordarão temas como biodiversidade, preservação dos ecossistemas, manejo de resíduos, conservação da água e práticas sustentáveis. O evento é destinado a todos os públicos, com ênfase nas crianças, com o intuito de transmitir boas práticas de sustentabilidade e sensibilizar as novas gerações sobre a importância da preservação ambiental.

Na parte da tarde, uma visita guiada ao Complexo Eólico Osório, um dos maiores parques eólicos do mundo e referência em geração de energia renovável, proporcionará aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a geração de energia limpa.

O Complexo Eólico do Estado é composto por 75 torres de 98 metros de altura, distribuídas entre três parques: Osório, Sangradouro e Índios, com uma capacidade de produção anual de 1.094 GWh. A energia eólica está em grande crescimento mundialmente e é a segunda maior matriz elétrica do Rio Grande do Sul, representando cerca de 26% da totalidade da matriz, ficando atrás apenas da hídrica.

A saída para a visita será às 13h, do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, com destino ao Complexo Eólico de Osório. O retorno está previsto para o final da tarde. As vagas são limitadas a 15 participantes, sendo necessário realizar inscrição prévia. A entrada no Complexo exige que os participantes estejam vestidos com calças e calçados fechados, em conformidade com as exigências do local.

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul