Secretária participa de assinatura de Termo de Cooperação entre Embratur e Ibravin
Publicação:

A secretária do Turismo (Setur), Abgail Pereira, participou, na quarta-feira (12), da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Embratur e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), ocorrida em Brasília.
O acordo prevê a divulgação dos vinhos brasileiros em eventos realizados pela Embratur no exterior, além de possíveis viagens com formadores de opinião. O objetivo é dar destaque ao vinho brasileiro nas diversas ações de promoção internacional, contribuindo para a valorização dos produtos nacionais, para agregação de valor à imagem do Brasil e à promoção do enoturismo e da enogastronomia brasileira.
De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, o papel da secretária foi fundamental para que o termo fosse assinado. Desde que assumi, Abgail vinha insistindo que o enoturismo deveria ser uma aposta da Embratur, pois representava a valorização de um produto nosso, ajudando no desenvolvimento econômico das regiões produtoras de uva e vinho, disse.
Dino ainda salientou a importância da divulgação dos produtos brasileiros em eventos no exterior. Este é o papel da Embratur. Devemos apresentar todos os aspectos da cultura brasileira, que é conhecida pela sua rica diversidade, e o vinho é produto que traz este conceito, principalmente por ser feito em clima tropical, com uma grande variação temperatura entre as regiões, afirmou.
Abgail destacou que o enoturismo sempre foi uma das apostas da Setur. Ele é um eixo estratégico do nosso Plano de Desenvolvimento do Turismo lançado em maio deste ano. Com base nisso, em novembro, durante o Festival do Turismo de Gramado, realizamos, em parceria com a Secretaria da Agricultura, o Salão do Enoturismo que foi um sucesso. Um evento que já nasceu grande e que tem tudo para se consolidar a cada ano, avaliou.
A secretária considerou histórica a assinatura do termo. Estar aqui hoje é uma enorme alegria, pois é o reconhecimento de um trabalho que estamos fazendo desde que assumimos a Setur. Tenho certeza que estamos contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento econômico e social de todos os atores que compõem o enoturismo, frisou.
O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani, acredita que os roteiros turísticos associados à cultura da uva no Brasil podem atrair até quem não é apreciador de vinho. Além disso, as uvas proporcionam a produção de geleias e sucos de altíssima qualidade.
Os vinhos brasileiros
O Brasil está entre o seleto grupo de produtores de vinhos no mundo. Esta posição foi conquistada a partir dos altos investimentos dos últimos anos no segmento, que resultou na crescente melhoria da qualidade do vinho nacional e,em consequência, abre possibilidades para o aumento do interesse no enoturismo.
O setor já teve aumento de mais 100% de turistas nos últimos dez anos - segundo dados da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos), em 2011, o Vale dos Vinhedos, principal região vitivinícola do Brasil, recebeu 228 mil visitantes, contra 45 mil, em 2001.
Apoio à gastronomia e ao enoturismo
A procura por novos produtos, vivências e experiências são uma das características do turista cultural. Segundo o assessor da presidência da Embratur, André Vilaron, a gastronomia, como recurso, é parte importante do turismo cultural. O aspecto acrescenta valor à experiência turística e traz singularidade ao destino.
A partir desta preocupação, desde o começo de 2012, a Embratur busca valorizar em suas a ações a promoção da gastronomia como aspecto da cultura. O objetivo é valorizar por meio da culinária, e partir de agora, dos vinhos brasileiros, a cultura brasileira e suas regiões.
Em novembro, a Embratur firmou um acordo com a Associação Brasil à Mesa para oficializar o trabalho de promoção da gastronomia brasileira. Segundo o presidente Flávio Dino, o acordo com o Ibravin deve seguir os mesmo termos do acordo do Brasil à Mesa. A Embratur vai começar a promover o vinho brasileiro como já está fazendo com a nossa gastronomia. É uma maneira de divulgarmos também nossa cultura, com toda riqueza e diversidade que a caracterizam.
Fonte: Assessoria Setur com informações da Embratur
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51)3210-4305