Secretário da Agricultura abre colheita da uva na região Centro-Serra
Publicação:
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Luiz Fernando Mainardi, e produtores de uva da região Centro-Serra reúnem-se nesta sexta-feira (21), às 17h30min, em Arroio do Tigre, para a abertura da colheita 2010/2011, promovida em parceria com Emater/RS-Ascar e Prefeitura. A vindima envolve a produção de viticultores dos municípios de Arroio do Tigre, Ibarama, Segredo e Sobradinho, que cultivam 48 hectares, distribuídos em 17 propriedades rurais, com uma produtividade média estimada em 13 mil quilos por hectare.
A solenidade vai receber mais de 200 convidados no parreiral de produtor Luiz Hermes, em Linha Rocinha, e contará com a presença das famílias dos agricultores, autoridades e lideranças do setor, além de extensionistas municipais, do supervisor do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Jacinto Tamiozzo e do gerente regional de Santa Maria, Cesar Medeiros.
Os agricultores e suas famílias, que se organizam através da Associação de Vitivinicultura do Centro-Serra (Avitis), esperam alcançar mais de 62 toneladas na colheita deste ano. A produção cresceu em virtude do aumento da qualificação dos agricultores, diz o presidente da Avitis, Élson Busatto. Na região, são cultivadas as variedades Niágara (rosa e branca), Bordô, Isabel, Pinot Noir, Francesa Preta, Lágrima de Viúva e Cabernet Sauvignon.
Uma grande parte da uva colhida é comercializada in natura nas propriedades e para mercados da região. O restante das uvas selecionadas é destinada à fabricação de vinho nas cantinas coloniais e ainda para vinagre, sucos, geléias e doces, todos consumidos na região. Nesta safra não enfrentamos problemas com as doenças trazidas pelas variações climáticas, o que resultou numa redução do número de tratamentos e uma boa produtividade e qualidade de fruta excelentes, ressalta a extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Sobradinho, Marinez Giacobe Busatto.
Os convidados serão recepcionados com a Bandinha da Alegria e farão visitação geral à propriedade de Luiz Hermes, que fará o histórico do parreiral. Um café colonial será servido no encerramento do evento.
Vindima em Cacequi será no sábado
Neste sábado (22), às 10h, produtores de Cacequi, no Vale do Jaguari, abrem oficialmente a colheita da uva no município. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros e Banco do Brasil. A abertura será na localidade de Passo Santa Vitória, 1º Distrito de Cacequi, na propriedade de Germano Batista Foldenauer, quando haverá também a avaliação da safra 2010/2011.
Em Cacequi, 14 produtores cultivam viníferas em 105 hectares, sendo que a maior parte desta área (95 ha) pertence a uma vinícola de Bento Gonçalves, e o restante (8ha), aos integrantes da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros (Aprohor). A safra da uva será uma das melhores, antecipa o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cacequi, João Francisco Comiz.
Em Cacequi, as variedades mais cultivadas são as Bordô, Isabel e Niágara, com a produção destinada, principalmente, para sucos e vinhos. O evento tem o apoio das emissoras de rádio locais Cultura Cacequiense e Três Rios FM.