Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Elaboração de plano estadual ressalta pioneirismo para melhorar saneamento

Publicação:

Secretário Rogério Salazar recebeu representantes de empresa que elabora Plano Estadual de Saneamento
Secretário Rogério Salazar recebeu representantes de empresa que elabora Plano Estadual de Saneamento - Foto: Jean Maidana/SOSH

O secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH), Rogério Salazar, recebeu nesta terça-feira (29) representantes da Concremat, empresa responsável pela elaboração do Plano Estadual de Saneamento (Planesan-RS). Na pauta, esteve o andamento da iniciativa, que é pioneira ao buscar o desenvolvimento do saneamento para ampliar a qualidade de vida da população.

O Planesan-RS, coordenado pela (SOSH) com o acompanhamento do Conselho Estadual de Saneamento (Conesan), estabelece orientação às medidas que serão desenvolvidas no setor nos próximos 20 anos no Rio Grande do Sul. "É uma área crucial para o crescimento do Estado e cumpre importante papel de transversalidade: saneamento também é saúde. É um projeto pioneiro e que servirá de referência a todo o país", destacou Salazar.

Conforme o diretor executivo da Concremat, Rafael Rabuske, a pesquisa abrange abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem. "É uma iniciativa inovadora que projeta o RS até 2039”, disse. O intuito é identificar as regiões mais críticas e a necessidade de investimentos em cada área a partir de estudos técnicos e de consulta à população.

A realização de audiências públicas em todas as 25 bacias hidrográficas do estado estão entre os métodos do trabalho. Atualmente, 170 pequenas cidades gaúchas não são abastecidas pela Corsan. "Também temos o site do Planesan para receber sugestões da sociedade na elaboração do documento, que irá balizar as ações de saneamento até 2039", informou a coordenadora de projetos da Concremat, Deisy Batista.

Novo patamar de saneamento

Outro grande desafio é aumentar a cobertura de coleta e tratamento do esgoto sanitário. Hoje, apenas 14% do esgoto são coletados e tratados no RS. Salazar citou a PPP da Corsan para a Região Metropolitana como alternativa para um novo patamar do saneamento. "Para elevar este índice para 90%, o governo precisará investir R$ 15 bilhões", ressaltou Salazar. "Com a PPP, será investido R$ 1,8 bilhão de recursos privados em obras públicas fundamentais para a universalização do saneamento em nove municípios metropolitanos", finalizou.

O Planesan foi lançado pelo governador José Ivo Sartori no dia 4 de setembro de 2017, durante cerimônia no Palácio Piratini.

Texto: Saul Teixeira/SOSH
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul