Secretário de Modernização participa do 98º Consad em Florianópolis
Publicação:

O secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Eduardo Olivera, participa, entre outros secretários de Administração do país, do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). A 98ª edição do Fórum Trimestral ocorre entre esta quinta (13) e sexta-feira (14), em Florianópolis/SC. O encontro sediado no Hotel Maria Mar contará com a participação do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger; do governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo; e dos secretários de Administração/Gestão de todo o Brasil.
Olivera destacou que “neste momento de crise é importante manter esta troca de experiência para manter atualizadas as informações sobre serviço público com a finalidade de modernizar as práticas que podem melhorar a administração estadual".
Segundo a presidente do Consad, Alice Viana, a programação abordará alternativas estratégicas para fortalecer a gestão pública brasileira. “Diante da atual conjuntura, caracterizada por uma dramática crise fiscal e financeira, exige muito mais dos estados, pois não há como falar em desenvolvimento de políticas públicas e desenvolvimento do país, sem desenvolvimento econômico. Para isso, o fortalecimento da cooperação entre os estados é um excelente mecanismo de melhoria do aproveitamento dos recursos públicos e de busca pela eficiência”, defendeu a também secretária da Administração do Pará.
Anfitrião desta edição, o secretário da Administração de Santa Catarina, João Matos, ressaltou a importância de conhecer e compartilhar experiências exitosas de boas práticas de gestão pública, sobretudo em época de dificuldade econômica nacional e, consequentemente, de queda de arrecadação. “Este intercâmbio de informações e de ideias é ainda mais importante, pois permite até mesmo a construção de ações integradas para superação de dificuldades”, salientou.
Para o ministro Mangabeira Unger, uma solução para a crise vivenciada no Brasil é a construção de uma agenda nacional de gestão pública que atenda aos anseios dos governos federal, estadual e municipal.
As diretrizes, que serão apresentadas durante o fórum, já estão sendo alinhadas entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com a contribuição do Consad. “Estamos em um momento de inflexão na história do Brasil, que exige uma inovação institucional e uma reorientação do caminho econômico e social”, argumentou o ministro.
Texto: Consad/Smarh
Edição: Léa Aragón/CCom