Secretário recebe representantes dos produtores de brita, areia e saibro
Publicação:
O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, reuniu-se, nesta terça-feira (07), com a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro do RS (Agabritas) e do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado (Sindibritas) para tratar do fornecimento de areia para as grandes obras previstas nos próximos anos no Estado. A comitiva, composta pelo vice-presidente do Meio Ambiente da Associação, Alexandre Bugin, pela vice-presidente da Areia, Veônica Della Mea, e pelo diretor executivo Nelson Rodrigues, entregou uma carta ao secretário, com a intenção de tranquilizar o Governo quanto ao fornecimento do insumo.
As entidades, que reúnem 13 empresas do setor de areia, a maioria concentrada na região Metropolitana de Porto Alegre, entendem que as atuais zonas de extração têm capacidade para fornecer o mineral em quantidade suficiente para as obras previstas nos próximos anos. Eles também manifestaram apoio à intenção do Governo de promover amplo debate sobre o zoneamento dos múltiplos usos do Guaíba, a partir dos rigorosos critérios ambientais. A intenção da visita ao secretário, de acordo com a Verônica Mea, foi informar que o setor está preparado para atender as obras de infraestrutura.
O secretário Beto Albuquerque reforçou que a área de mineração deve estar em total sintonia com questões e normas ambientais e que irá levar a mensagem à secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, que tem trabalhado para deixar um legado à sociedade de um evento marcado por obras e mudanças, com sustentabilidade e respeito ambiental. O zoneamento econômico e ambiental da extração de areia de áreas do Delta do Jacuí, está previsto na agenda de sustentabilidade ambiental definida pelo governador Tarso Genro e pela secretária Jussara Cony, destacou.
Texto: Fabiana Fauri Calçada
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305