Secretaria da Cultura promove oficinas e shows para pessoas atingidas pelas enchentes
Publicação:
Dando continuidade às ações em prol dos milhares de gaúchos atingidos pelas enchentes nas últimas semanas, a Secretaria da Cultura (Sedac), em parceria com a Fundação Marcopolo, vai levar arte, cultura e conforto à população do Vale do Taquari. Já neste fim de semana, os moradores de Muçum e Encantando poderão assistir a shows e participar de oficinas de break e artesanato. As atividades vão ser realizadas em praças, ginásio de esportes e parque de exposições.
'"As artes evocam e fortalecem a nossa essência humana. Em momentos de dificuldades e de sofrimento extremo como o que hoje atinge tantas comunidades gaúchas, encontramos nas expressões artísticas um meio potente de amenizar a dor, de abrir janelas para respirar. Por isso acreditamos que a oferta de atividades artísticas e culturais para as famílias poderá ajudá-las a encontrar equilíbrio emocional, conforto e ânimo para retomar suas vidas”, afirmou a titular da Sedac, Beatriz Araujo.
Para o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben de Oliveira, é dever da cultura acolher e ajudar as pessoas a viverem bem. “Hoje quem está nos abrigos é quem perdeu suas casas e não tem mais volta pra eles até que se construa uma nova casa. São pessoas que saíram de seus espaços, da sua rotina, estão morando de forma coletiva e às vezes de forma muito difícil e com muito pouco. Então é extremamente importante e sensibilizador que a cultura cumpra o seu papel de levar a magia, um momento de trégua, um intervalo da tragédia para a vida dessas pessoas”, ressaltou.
O coordenador da Fundação Marcopolo, Luciano Balen, lembrou que a saúde mental dos desabrigados também precisa de cuidados: “É muito importante que consigamos reconstruir o tecido social. A cultura, as artes e a educação têm essa função de contribuir com a saúde mental e emocional dos atingidos pelas chuvas.”
Nos próximos dias, a comitiva formada por representantes da Sedac e da Fundação Marcopolo volta a se reunir para definir as próximas atividades e em quais municípios elas irão ocorrer.
Programação do fim de semana
Sábado (23/9), em Muçum
- Ginásio de Esportes Cidade Alta
10h30: Oficina de Break – B-Boy Jow
10h30: Oficina de artes – Gio e Doug
14h: Oficina de Break – B-Boy Jow
14h: Oficina de artes – Gio e Doug
- Praça Cristóvão Colombo, Centro
14h: Show de Lucio Yanel e Rafael De Boni
15h: Show de Chiquinho Divilas
16h: Show de Karol Coelho e Rafael Siqueira
Domingo (24/9), em Encantado
- Praça da Bandeira, Centro
10h30: Oficina de Break – B-Boy Jow
10h30: Oficina de Artesanato – Luciana Machado
14h: Oficina de Break – B-Boy Jow
14h: Oficina de Artesanato – Luciana Machado
- Parque João Batista Marquese
14h: Show de Lucio Yanel e Rafael De Boni
15h: Show de Chiquinho Divilas
16h: Show de Karol Coelho e Rafael Siqueira
Link para mais informações sobre os artistas e as atividades
Prorrogação Lei Paulo Gustavo
Na quinta-feira (21/9), a Sedac ampliou o prazo de inscrição para os editais da Lei Paulo Gustavo (LPG). A decisão foi tomada em alinhamento com as iniciativas da pasta, que tem trabalhado para minimizar os impactos das enchentes no setor cultural.
Com a prorrogação do prazo, proponentes têm até 10 de outubro para cadastrar seus projetos para oito dos nove editais lançados em agosto pelo Governo do Estado, com recursos do governo federal. O prazo do edital Ecossistemas Regionais de Audiovisual vai até 25 de outubro e o Banco de Avaliadores teve o período de inscrições reaberto até 25 de setembro. Serão selecionados até 420 projetos, com valores entre R$ 50 mil e R$ 4 milhões.
Para a apresentação de projetos é exigido registro prévio junto ao Cadastro Estadual de Proponentes Culturais (CEPC) da Sedac. Para saber como fazer o registro, quais os critérios e o prazo de cada edital, é possível acessar a matéria clicando aqui.
Doação de livros
Outras duas ações da Sedac, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL) e do Sistema Estadual de Bibliotecas, têm mobilizado a população gaúcha desde 13 de setembro. Uma delas é a campanha de doação de livros para ajudar na recuperação de bibliotecas em municípios afetados pelas enchentes. A iniciativa tem como objetivo recompor os acervos danificados e fortalecer a cultura nessas localidades.
Além disso, bibliotecas móveis do programa Acervo Itinerante - Tudo a Ler estão sendo enviadas para abrigos do Vale do Taquari. Cada biblioteca contém 50 obras de literatura de diferentes gêneros e públicos. “Nosso intuito é proporcionar momentos de lazer, entretenimento e aprendizado para as pessoas que estão enfrentando essa difícil situação”, destaca o diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Benhur Bortolotto.
Texto: Sara Goldschmidt/Ascom Sedac
Edição: Secom