Seinfra estuda viabilidade do projeto Luz Para Todos Urbano
Publicação:
O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, reuniu-se com o diretor-presidente da CEEE, Sérgio Dias, e com os vereadores de Porto Alegre, Airto Ferronato, Toni Proença e Engenheiro Comassetto, que integram a Frente Parlamentar pela Reforma Urbana. No encontro, os vereadores, que também fazem parte Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab), apresentaram projetos e ações em discussão na Câmara Municipal com o objetivo de levar energia elétrica a áreas carentes da Capital.
Conforme o secretário, o Governo do Estado já trabalha na elaboração do projeto Luz para Todos Urbano e a ideia é implementar inicialmente em Porto Alegre. Neste sentido, a CEEE irá realizar um estudo técnico para levantar as áreas aptas para a instalação do projeto piloto e a Câmara de Vereadores fará o levantamento das áreas mais afetadas pelas ligações irregulares na capital gaúcha.
A ideia, conforme Beto Albuquerque, é que o levantamento fique pronto já nas primeiras semanas de março, quando deverá ser agendada novo encontro. A CEEE apresentará o valor que temos disponível no Orçamento e o estoque de demandas armazenado no sistema da estatal. Enquanto isso, em sintonia com a prefeitura de Porto Alegre, a Câmara fará o levantamento das áreas que mais carecem de luz na área urbana, ressaltou.
Beto Albuquerque lembrou, ainda, que este projeto deverá iniciar em Porto Alegre, mas servirá de modelo para os demais municípios gaúchos. Se levamos luz de qualidade para o campo, temos o dever de levar também para a cidade, concluiu o secretário.