Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema debate preservação do Banhado Grande

Publicação:

banhadooo
O objetivo dos estudos é definir os alvos de proteção antes da finalização do Plano de Manejo da Unidade de Conservação - Foto: Divulgação/Sema

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizará na segunda-feira (12) reunião do conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande para apresentar os resultados dos estudos realizados visando estabelecer diretrizes para o uso sustentável da Unidade de Conservação. A reunião acontecerá às 14h no auditório do Brde (Rua Uruguai, nº 155).

Uma força-tarefa foi criada em abril deste ano pela secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, para estabelecer as diretrizes para o uso sustentável da APA, bem como as condicionantes ambientais direcionadas ao licenciamento a fim de garantir a conservação ambiental.

O objetivo dos estudos é definir os alvos de proteção antes da finalização do Plano de Manejo da Unidade de Conservação. A intenção da Sema é preservar o conjunto de banhados, compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção dos ecossistemas naturais existentes, conservar o solo e os recursos hídricos, recuperar as áreas degradadas com vista à regeneração dos ecossistemas naturais, contribuir para a otimização da vazão do Rio Gravataí e proteger os locais de reprodução e desenvolvimento da fauna e da flora nativas.

Texto: Catarina Gomes/Sema
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul