Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana da Alimentação debate segurança alimentar, clima e bioenergia

Publicação:

Proposto pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o tema da Semana da Alimentação 2008, na qual a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social é uma das promotoras e que acontece de 13 a 19 de outubro, é Desafios da Segurança Alimentar: Mudanças climáticas e bioenergia. A abertura oficial da Semana acontece na quinta-feira (16), Dia da Alimentação, às 9 horas, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101 - Bairro Centro - Porto Alegre), com a presença do secretário Fernando Schüler.

Nesta temática, a diretora do Departamento de Segurança Alimentar da secretaria, Beatriz Macedo, destaca o incentivo da Semana da Alimentação para a utilização ecológica dos alimentos. Estudos comprovam que, desde a produção até o consumo, 30% do alimento é descartado por causa do manuseio e armazenamento indevidos e também por questões culturais. É preciso romper com o paradigma de utilização somente da polpa. O alimento é todo rico em nutrientes, inclusive a casca, salienta.

Palestras

Dentro da programação do evento, a secretaria promove palestra sobre alimentação saudável, unindo a teoria da relação entre alimentos e genes com Uronal Zancan, ortopedista e médico do esporte, e a prática de escolha e preparo dos alimentos adequados, com Giovana Tomazel e Anne Dallacosta, nutricionistas. Conforme afirma o médico, com a combinação entre um estilo de vida saudável e um conjunto de alimentos bem selecionados é possível retardar o envelhecimento, além de prevenir problemas de saúde.

A epidemia de obesidade, diabete tipo 2 (que tem relação com o excesso de peso e o sedentarismo) e colesterol elevado está diretamente ligada à alimentação errada. Há 20 anos, eram consideradas doenças de adultos e hoje estão afetando crianças e adolescentes, alerta.

Também dentro da Semana da Alimentação, acontece o 1º Encontro Estadual de Gestores de Restaurantes Populares (RPs), Bancos de Alimentos (BAs) e Cozinhas Comunitárias (CCs) do RS, no qual a diretora do Departamento de Segurança Alimentar da secretaria participará da mesa de abertura, falando das ações da Secretaria na área. O objetivo do encontro é possibilitar uma troca de experiências entre os gestores envolvidos, além de sinalizar diretrizes para a integração dos RPs, BAs e CCs do Estado. O evento acontece no auditório da secretaria(Rua Miguel Teixeira, 86 - Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre).

Ações do Departamento de Segurança Alimentar

De acordo com Beatriz Macedo, o Rio Grande do Sul é o único Estado a praticar renúncia fiscal em prol de projetos sociais, através da Lei da Solidariedade. Os recursos possibilitaram parceria da secretaria com empresas, entidades sociais e líderes das comunidades para projetos de hortas, cozinhas comunitárias e restaurantes populares.

O departamento é responsável pela implantação de restaurantes populares, que oferecem refeições balanceadas, pelo valor de R$ 1,00 por pessoa; hortas comunitárias, que propiciam igualmente oportunidade de trabalho e apropriação de renda; cozinhas comunitárias, que proporcionam um espaço para elaboração e fornecimento de alimentação saudável e de baixo custo, entre outros programas.

Confira a programação completa da Semana da Alimentação em: http://taquari.emater.tche.br/semanaalimentacaors

Portal do Estado do Rio Grande do Sul