Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana da Consciência Negra é celebrada com arte e culinária na Secretaria da Segurança

Publicação:

Atividades têm como objetivo promover a conscientização e o respeito sobre a importância histórica da cultura de matriz africana
Atividades têm como objetivo promover a conscientização e o respeito sobre a importância histórica da cultura de matriz africana - Foto: Rafaela Valente

Com apresentações de dança, mostra culinária típica africana, feira de livros, artesanato, exposições e participação da banda da Brigada Militar, a Secretaria da Segurança Pública participou da Semana da Consciência Negra. As atividades realizadas no pátio da secretaria, na Capital, foram encerradas nesta terça-feira (18), organizadas pelo Grupo de Trabalho da Igualdade Civilizatória na Segurança Pública.

O grupo desenvolve políticas de prevenção à violência sobre minorias éticas raciais, especialmente a população negra. O objetivo foi promover a conscientização e o respeito sobre a importância histórica da cultura de matriz africana. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, afirmou que a sociedade brasileira paga até hoje pelo Brasil ter sido o último país a abolir a escravidão. "A discriminação sempre foi uma preocupação do governo. Nestes quatro anos, promovemos ações que tocaram diretamente no assunto, buscando harmonizar a sociedade".

O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro no país. Neste ano, os eventos comemorativos serão estendidos no Estado até o dia 29. A programação foi organizada por meio do governo do Estado, prefeituras, coordenadorias de igualdade racial e movimentos sociais.

Texto: Rafaela Valente
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul