Semana da Cultura Uruguaia traz diversas atrações a Porto Alegre
Publicação:
A Semana da Cultura Uruguaia, que começa nesta segunda-feira (07), é organizada pelo Governo do Estado e está inserida no projeto de integração com o Mercosul. As atividades são promovidas pelo Ministério de Relações Exteriores do Uruguai, que desenvolveu um programa de integração cultural itinerante para celebrar os 200 anos da independência do país e que tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.
Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado a Caravana da cultura da Fronteira apresenta atrações musicais, com tango e candombe, cinema, palestras e artes plásticas com a exposição Borde Sur, no MACRS.
Confira a Programação:
07/11
19h - Encontro do grupo de candombe domaestro DanielTatita Márquez e o grupo gaúcho Odomodê - na Ipiranga 3850.
08/11
18h- Encontro dos tambores (candombe) na AL e seguem para a CCMQ
18h30min- Palestra sobre Patrimônio e Fronteira e o Bicentecário da Independência do Uruguai- Sala Luis Cosme- CCMQ
09/11
18h - Grupo de tambores Candombe maestro Tatita
19h- Abertura da exposição Borde Sur , no MACRS ( galerias Sotero Cosme e Xico Stockinger)
20h - Espetáculo de Tango com La Mufa- na Travessa dos Cataventos ( CCMQ)
10/11
18h - Show do grupo de tango La Mufa - na sala Luis Cosme (CCMQ)
Os shows
Candombe maestro Daniel Tatita Márquez - Percussionista, músico, professor. Ensina camdombe em várias partes do mundo e participou de festivais de jazz e percussão. CDS e DVDS: Candombe Cotemporânea, Candombe Eletrônico, Candombe espiritual tradicional. Daniel Tatita Marquez DVD.
O ritmo candombe teria surgido no Uruguai ainda no século XVIII. Proveniente da mistura dos ritmos africanos trazidos ao Rio da Prata pelos escravos, incorporou a sonoridade da música ibérica.O termo candombe referia-se genericamente às danças praticadas pelos negros no Uruguai. Com o tempo, passou a designar o ritmo musical, calcado sobretudo nos tambores, chamados de tango ou tambó.
Essas manifestações culturais à céu aberto chegaram a ser reprimidas pelas autoridades no século XIX, e por muito tempo foram realizadas apenas em ambientes fechados, em clubes secretos organizados pelos africanos e afrodescendentes.
Em geral, o candombe é executado por três tipos distintos de tambores - tambor piano, tambor chico e tambor repique -, que são denominados, em conjunto, como cuerda. No Carnaval uruguaio formam-se agrupamentos musicais chamados de comparsas, que saem às ruas acompanhados por multidões de dançarinos e populares. O cortejo é conduzido pelo Escobero, em geral um jovem que tem a função de arauto; o mestre dos tambores é conhecido como gramillero, sempre acompanhado de sua mama vieja - uma mulher vestida de trajes coloridos e com um leque à mão.
La Mufa
Quinteto de tango que surgiu em 2002. Pertencentes a uma nova geração de músicos que buscam um equilíbrio estético entre tradição e vanguarda. O Mufa toca a história do Tango e seus vários estilos, proporcionando uma abordagem ousada e inovadora. O trabalho deste quinteto é reconhecido e apoiado pelas principais instituições de tango Argentinas e Uruguaias. Em 2004 o grupo recebeu o prêmio Morosoli.Em novembro de 2009 lançou seu primeiro álbum Graffiti que em 2010 recebe prêmio de Álbum Instrumental.
Sessões de Cinema:
Filmes- Sala Eduardo Hirtz- CCMQ
MUNDIALITO (Brasil - Uruguai, 2010). Direção de Sebastian Bednarik. Documentário.Sessão: terça-feira (dia 8/11), às 20h:
MAL DÍA PARA PESCAR (Uruguai - Espanha, 2009). Direção de Alvaro Brechner, com Gary Piquer, Jouko Ahola, Antonella Costa, César Troncoso. Drama.Sessão: quarta-feira (dia 9/11), às 20h
JAMÁS LEI A ONETTI (Uruguai, 2010). Direção de Pablo Dotta. Documentário.Sessão: quinta-feira (dia 10/11), às 20h
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305