Série baseada no romance Cem Anos de Solidão, de García Márquez, é exibida pela TVE
Publicação:
A espanhola Mercedez viaja até a América Latina em busca da fictícia Macondo, cidade em que é ambientado o romance "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez. Esse é o enredo de "Macondo.com", série produzida pela televisão Señal Colombia, que faz parte da rede Televisión América Latina (TAL), e é exibida pela TVE a partir de quinta-feira (10), às 23h30, na faixa Recortes Internacional.
Ao chegar à Colômbia, Mercedez encontra os amigos latino-americanos Walter e Forero, que a acompanharão na viagem em busca de algum rastro de Macondo e serão seus guias na jornada. Para Walter, a intenção é levar a amiga espanhola para conhecer a Colômbia real, fazer com que Mercedez conheça as pessoas, experimente comidas típicas, etc. Já Forero tem uma ideia diferente: quer levar Mercedez aos pontos turísticos do país.
Nessa aventura, os três amigos conhecem as diversas paisagens, o clima variado, a cultura dos povos, a culinária e outras características do país colombiano. A viagem em busca de Macondo é muito mais que a procura pelo povoado extraordinário narrado no romance de García Márquez, ela resulta na representação da realidade da América Latina.
A série possui 14 episódios de cerca de 25 minutos cada e tem direção de Eduardo Millán e produção de María Andrea Otero. O Recortes Internacional exibe a produção em sete partes, apresentando dois episódios por vez. Além das quintas-feiras, às 23h30, o programa também pode ser assistido aos domingos, às 17h.
Confira as sinopses e datas de exibição:
Bogotá/Cartagena
Quinta-feira, 10/07, às 23h30
Horário alternativo: domingo, 13/07, às 17h
Walter e Forero recebem Mercedez na capital da Colômbia, Bogotá. Juntos, eles visitam locais tradicionais da cidade como o Mercado Paloquemao e a Torre Colpatria. No segundo episódio, os amigos conhecem Cartagena, a quinta maior cidade do país, conhecida por seu rico patrimônio histórico.
Tobia-Táusa/Barranquilla
Quinta-feira, 17/07, às 23h30
Horário alternativo: domingo, 20/07, às 17h
Mercedez, Walter e Forero conhecem Táusa, município do interior colombiano. No segundo episódio, o grupo chega à Barranquilla, cidade em que Gabriel García Marquez passou sua infância e juventude. A espanhola sente que está se sentindo cada vez mais próxima de seu destino final, Macondo.
Guia gastronômico del eje cafetero/Guia gastronómico valle del cauca
Quinta-feira, 24/07, às 23h30
Horário alternativo: domingo, 27/07, às 17h
No primeiro bloco, os amigos visitam o Eje Cafetero, região de maior cultivo de café na Colômbia. Nessa viagem, Mercedez conhece um pouco mais das comidas típicas da Colômbia e segue em busca de Macondo. No Valle Del Cauca, segundo bloco, experimentam os vinhos e a culinária do local.
San Cipiriano - Buenaventura/Mompox
Quinta-feira, 31/07, às 23h30
Horário alternativo: domingo, 3/08, às 17h
No primeiro bloco, o grupo visita San Cipriano e Buenaventura, pequenas cidades localizadas no oeste da Colômbia. A seguir, Mercedez, Walter e Forero encontram Mompox, um povoado similar a Macondo de García Marquez. Santa Cruz de Mompox é um lugar mágico, cheio de histórias e nostalgias.
Salento - Circasia/Pereira
Quinta-feira, 07/08, às 23h30
Horário alternativo: Domingo, 10/08, às 17h
Mercedez continua sua busca por Macondo em Salento e Circasia. No segundo bloco, Mercedez e Forero são convidados para a missa de primeira comunhão da afilhada em Pereira.
Llanos 1/ Llanos 2
Quinta-feira, 14/08, às 23h30
Horário alternativo: Domingo, 17/08, às 17h
Mercedez decide procurar Macondo em cavernas, pois nunca tentaram achar a cidade embaixo da terra. Na busca, os três vão para a região dos Llanos.
Satatáusa/Riohacha - Flamingos
Quinta-feira, 21/08, às 23h30
Horário alternativo: domingo, 24/08, às 17h
Depois de conhecer quase toda a Colômbia, os amigos ainda não encontraram Macondo. Nessa busca, eles chegam à Satatáusa, uma cidade voltada à agropecuária. No segundo episódio do dia e último da série, os três visitam Riohacha, uma cidade com belas praias, conhecida por abrigar flamingos de vida selvagem.
Texto: Clarice Passos
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305