Série de animações sensibiliza para problema do abandono de animais em rodovias

animações abandono animais rodovias
-

Para abordar o problema do abandono de animais, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado, lançou uma série de animações que ficará disponível on-line e pode ser assistida por adultos e crianças. Uma Jornada TriAnimal – Três histórias reais sobre amigos de verdade faz parte das ações de gerenciamento ambiental da empresa pública e busca sensibilizar a população sobre a situação.

O engenheiro ambiental da EGR Rafael Schmitz comenta que um dos principais motivos para a criação da campanha foi o abandono de animais em rodovias e praças de pedágio. “Infelizmente, é uma situação com que lidamos, mas pensamos em abordar esse assunto delicado mostrando fatos e dados por meio da narrativa lúdica de bichos de estimação reais capaz de gerar conexão com adultos e crianças”, explica. Schmitz sugere que as animações sejam utilizadas em escolas para trabalhar a educação ambiental.

O abandono é considerado uma forma de maus-tratos a animais e um crime no Brasil, conforme a Constituição Federal e a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Atualmente, a legislação prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para quem pratica atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

As denúncias de abandono e maus-tratos devem ser feitas pelos telefones da Polícia Militar (190), do Disque-Denúncia (181) ou ainda pela Linha Verde (0800-618080) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Mais do que falar de punição, queremos sensibilizar e, como ressalta a campanha, trabalhar juntos para evitar que os grandes amigos dos seres humanos sofram com fugas, acidentes e abandonos”, conclui Schmitz.

Os episódios podem ser acessados nos seguintes links:

Episodio 1
O gato Romeo