Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SES realiza busca por ex-funcionários de fábrica de amianto do Vale do Sinos

Publicação:


A Secretaria Estadual da Saúde, através da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, realiza a procura por ex-funcionários da fábrica Isdralit, de Sapucaia do Sul. A localização dos mesmos é necessária pois os profissionais precisam passar por exames médicos, já que trabalharam em contato com o amianto, uma substância que pode causar doenças pulmonares.

A busca pelos trabalhadores foi acordada após Termo de Ajusta de Conduta que envolveu ainda a empresa e Secretaria Regional do Trabalho e Emprego. A empresa arcará com os custos dos exames (inicialmente de raio-x e espirometria).

São procurados cerca de quatro mil funcionários que trabalharam na empresa desde 1969. A fábrica localiza-se até hoje junto a BR-116, no bairro Carioca. É importante encontrar essas pessoas para que sejam verificadas suas saúdes, independentemente há quantos anos ela trabalhou na empresa e o período que durou o vínculo. Uma agência está sendo contratada para auxiliar na busca.

O contato com a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador pode ser feito de segunda à sexta-feira, em horário comercial, pelos telefones (51) 3901-1101 / 3901-1102 ou pelo e-mail amianto@saude.rs.gov.br.

O que é amianto?

O amianto, também conhecido como asbesto, é uma fibra de origem mineral nociva à saúde.

Onde é encontrado?

O amianto está presente em produtos como telhas, caixas dágua, tubos de água, vasos, aparelhos sanitários, freios, embreagens automobilísticas, tecidos para roupas antichamas, tintas especiais, revestimentos de pisos, isolantes térmicos, entre outros.

O amianto faz mal à saúde?

Sim. A exposição ao amianto está associada a uma série de efeitos sobre a saúde, como asbestose - fibrose pulmonar, câncer de pulmão, laringe e digestivo e doenças de pleura.

É uma substância reconhecida como cancerígena?

Sim, e não existem doses ou limites seguros para exposição ao amianto.

Texto: Assessoria de Comunicação Social - SES/RS
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul