Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Site Peça Legal completa três meses com aumento de 36% nas vendas dos Centros de Desmanche de Veículos

Publicação:

Peça Legal
-

O site Peça Legal RS, que possibilita a consulta de peças usadas disponíveis para compra nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) credenciados ao DetranRS, teve 17,5 mil acessos desde o lançamento, em 4 de janeiro. Mesmo com o atual cenário crítico de pandemia, nesses três meses, mais de 415,1 mil peças foram comercializadas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve negociação de 305,2 mil, o aumento nas vendas foi de 36%.

Disponível no endereço www.detran.rs.gov.br/pecalegal, a ferramenta é prática para quem procura peças veiculares usadas ou seminovas que respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais para a sua seleção e com garantia de procedência lícita.

O site permite a busca por tipo de veículo (carros, motos, caminhões, ônibus e outros), pelo nome da peça e também pelo modelo de veículo. Pode ser utilizado não só por profissionais de oficinas mecânicas e de chapeação e pintura, mas também por proprietários ou simplesmente pessoas que se interessam por veículos. Ao localizar no site a peça procurada, basta entrar em contato com o CDV que dispõe do item para efetivar a compra.

Todo o estoque comercializado pelos centros de desmanches credenciados ao DetranRS é confiável e com opções mais baratas em relação às peças novas. Isso permite que o consumidor gaste menos, sem descuidar da qualidade e da segurança veicular.

O diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci, destaca que com programas assim, toda a sociedade ganha. “Trazer os desmanches veiculares para a legalidade, muito mais do que aumentar a arrecadação do Estado com recolhimento de impostos e tributos que podem ser revertidos à população gaúcha, impacta positivamente nos indicadores da Segurança Pública. Quem compra peças usadas nos CDVs legalizados contribui diretamente para a queda dos índices de furto e roubo de veículos com fins de desmanche, pois as peças disponíveis têm origem lícita comprovada”, afirma.

Operação Desmanche

Outra política pública com impacto direto no combate à criminalidade é a Força-Tarefa Desmanches, que, além do DetranRS, integra o trabalho de Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e Instituto-Geral de Perícias (IGP). Criada em 2016 e ampliada ao longo dos anos, a Operação Desmanche aprimorou o combate à receptação e ao desmonte de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares ou que vendam peças sem origem identificada continuem em funcionamento. Até hoje, a ofensiva já teve 96 edições, visitou 53 municípios, realizou 73 prisões, interditou 144 estabelecimentos e apreendeu 7,4 mil toneladas de sucata e peças sem procedência confirmada.

Texto: Ascom DetranRS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul